fbpx

VIVT3 pagando proventos em 2020

A Vivo (VIVT3) aprovou na metade de dezembro (2019) o pagamento de proventos de JCP – juros sobre capital próprio. Existe uma pequena diferença entre dividendos e JCP mas na prática trata-se de proventos, ou seja, a mesma coisa.

Montante do provento

O valor total deste JCP da VIVT3 é de 350 milhões de reais. Este montante de juros sobre o capital próprio vai pagar R$ 0,194 por ação ordinária e R$ 0,213 por ação preferencial.

O pagamento do JCP da Vivo terá como referência a posição acionária de 30 dezembro (2019), portanto, se for o caso, você pode adquirir as ações até esta data e receber os proventos de JCP. As ações serão negociadas como ex-dividendos a partir de 31 dezembro (2019). A data do pagamento deverá ser definida pela Vivo até o final de 2020.

Que ativo financeiro paga dividendos

Vários ativos financeiros pagam dividendos e provavelmente o investidor já conhece todos eles mas sempre é bom lembrar:

  • FIIs;
  • Ações;
  • ETFs;
  • Fundos de ações.

A diferença existe na forma como os proventos serão pagos. No caso de ETFs e Fundos de ações os dividendos serão reinvestidos de forma automática. Já os dividendos de ações e FIIs caem na sua conta de investimento da Corretora de Valores, assim que são pagos.

Dividend yield

Para quem busca investir com foco no recebimento de dividendos, avaliar o dividend yield (DY) de um ativo é fundamental. O dividend yield mostra para o investidor quanto de retorno em proventos aquele ativo gerou nos últimos 12 meses.

Investir para receber dividendos

Para compor a carteira de investimentos do investidor, geralmente, é indicado selecionar ativos que pagam dividendos. Para aprimorar seus conhecimentos no investimento em dividendos, baixe o nosso e-book sobre dividendos e proventos.

ebook-dividendos-acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários