fbpx

A velocidade faz toda a diferença nos investimentos

Com que velocidade você está cuidando da sua educação financeira? Só investe em renda fixa ou sua carteira está bem dividida com renda variável? E quanto a sua reserva de emergência, já possui?

5 anos para começar a investir

Levei 5 anos para começar a investir em Bolsa. Depois levei mais dois anos pra entender no que tinha investido, isso porque eu fiz algumas escolhas na sorte e copiei uma carteira que algum analista da finada Ativa Trade sugeriu. Vai me dizer que velocidade não é importante?

3 anos para saber o que era dividendos

Levei mais uns 3 anos para entender o que era dividendos e como poderia incluir, e porque, ações que pagam dividendos em meu portifolio.

Essa demora para fazer e entender acontece muito com o investidor que não se assume como investidor. É o profissional e trabalhador que investe mas leva anos pra investir de forma séria.

caminho para riqueza no telegram

ETFs e FIIs

As ETFs vim a conhecer faz dois anos, e só comecei a investir em ETFs em 2017. Com FIIs aconteceu mais ou menos a mesma coisa. Veja o tanto de tempo que eu perdi e consideravelmente deixei de ganhar dinheiro. Não seja tão lerdo assim. Velocidade é importante!

O agora costuma ser a melhor hora

Quanto tempo você está procrastinando antes de começar a investir? Quanto tempo você tá procrastinando para entender de vez o que é diversificação de investimentos e alocação de ativos?

Outra idéia muito boa para se pôr em prática é ler sobre os pensamentos, hábitos e lições de grandes investidores. Um pouco disso está em nosso ebook 44 citações inspiradoras, abaixo.

44 citacoes sobre investimentos

Diversificação e a regra número 1

Com investimentos financeiros não se brinca, por isso a pratica de diversificar os investimentos é levada muito a sério. O objetivo da diversificação de investimentos é o de minimizar prejuízos.

A importância de diversificar uma carteira de investimentos é ajudar a reduzir a exposição a prejuízos no mercado financeiro. Em alguns casos, a diversificação também pode limitar a extensão de uma alta de ganhos.

Lembre-se que a principal regra do investidor é a regra número um de Warren Buffett.

Sendo um investidor que começou agora ou um investidor experiente, a diversificação de investimentos tornou-se fundamental numa carteira de investimentos.

Concentração dos investimentos

Luiz Barsi é um investidor que foi por um outro caminho, ele afirma que um investidor iniciante deve concentrar os investimentos. Como funciona isso?

O investidor começa seus investimentos em bolsa com apenas uma ação, focada em dividendos. A medida que vai fazendo aportes o investidor vai pouco a pouco adquirindo novas ações, lembrando que o limite é o número de ações que ele consegue acompanhar. Segundo Louise Barsi este número, geralmente, está entre três e oito.

Quer conhecer mais sobre investimentos financeiros?

São vários os tipos e as características dos investimentos financeiros. É importante que você conheça um pouco de cada tipo. Ter este conhecimento será útil tanto para investir quanto para conversar com um assessor de investimento, caso você julgue interessante contar com um. Aproveite para baixar nosso ebook sobre dividendos.

Atualizado em 16/07/2020.
Artigo escrito em 03/01/2020.

ebook manual dos dividendos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários