A CTEEP (TRPL3) mais conhecida como Transmissão Paulista é uma companhia do setor de energia elétrica que paga dividendos de forma consistente ao investidor.
Da mesma forma, conheça mais sobre a CTEEP (Transmissão Paulista), as ações TRPL3 e o setor de energia, considerado um setor perene na Bolsa de Valores. Obtenha informações de valor e faça julgamentos precisos. Com isso será possível tomar melhores decisões de investimento, que se traduzem em comprar, manter ou vender as ações TRPL3.
A ISA CTEEP (Cia Transmissão Energia Elétrica Paulista) surgiu em 1999 a partir da antiga estatal CESP (Companhia Energética de São Paulo). Na época a CESP fez parte de um programa de privatização.
Já o o Grupo ISA, controlador da CTEEP, foi fundado há mais de 50 anos, na Colômbia, mas possui atuação em toda América Latina.
Atualmente a CTEEP é a maior empresa privada de transmissão do setor elétrico brasileiro, onde atua em 17 estados do País.
Nos últimos anos a CTEEP arrematou 13 lotes em leilões de transmissão realizados pela ANEEL (Agência Nac. de Energia Elétrica) e sua estratégia empresarial contempla investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia.
A CTEEP (TRPL3 e TRPL4) está presente na Bolsa desde fins de 1999. Inicialmente cotada a centavos, o preço da ação somente superou a barreira do 1 real a partir de 2005.
Prosseguindo, em julho 2012 bateu quase 11 reais e seguiu-se uma queda em agosto 2012, quando a cotação de TRPL3 bateu 5,70 reais.
Contudo, em março 2020 (crise coronavírus) as ações TRPL3 e TRPL4 também cairam. Ainda que sua cotação não tenha sido tão afetada quanto a de outros setores.
Portanto, vale dizer que o setor de energia é um dos setores mais perenes da Bolsa de Valores – B3.
A Transmissão Paulista tem ações ordinárias e ações preferenciais (TRPL3 e TRPL4, respectivamente) na Bolsa de Valores. Por lei, os controladores devem possuir a maioria das ações ordinárias, não importando a quantidade de ações preferenciais que possuam.
Sendo assim, a composição acionária de CTEEP (Transmissão Paulista) está dividida em:
Os dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) de TRPL3 e TRPL4 são pagos ao menos duas vezes por ano, em geral nos meses de maio e novembro.
Além disso a empresa paga dividendos de forma consistente desde o ano 2000, além de fazer parte do índice IDIV de dividendos da Bolsa B3.
Será que o investidor de Transmissão Paulista (TRPL3) obteve rendimentos com a compra ou venda de ações TRPL3 ao longo tempo? Acompanhe dois exemplos.
No primeiro caso o investidor que comprou ações TRPL3 em dezembro/2019 e vendeu em dezembro/2020, um ano depois. No segundo caso o investidor que comprou na baixa, no início da pandemia que afetou os mercados financeiros do mundo em março 2020, e vendeu em dezembro/2020.
Nestes dois exemplos o objetivo é apenas mostrar como o ativo TRPL3 se comportou e quanto o investidor obteve ou não de rendimento caso tivesse investido em TRPL3 nos períodos citados.
Agora o investidor que comprou TRPL3 em 02/Dez/2019 e pagou 23,94 reais por ação. Um ano depois, em 2020, a cotação de TRPL3 é 27,30 reais (01/Dez/2020). Uma valorização de 12% para o investidor.
Neste período houve pagamento de dividendos e JCP, em três datas distintas nos meses de abril, julho e novembro de 2020.
Na segunda semana de março 2020, no início da crise econômica mundial do coronavírus, a cotação de TRPL3 era de 23,20 (12/Mar/2020). Em 01/Dez/2020, data que escrevo este artigo, TRPL3 está cotado em 27,30. Uma valorização de 16% em relação a 12/Mar/2020.
Interessante observar que TRPL3 sofreu com a crise, mas não foi tão afetada quanto a maioria das outras ações da bolsa de valores.
Em suma, acompanhe-nos no telegram. Clique e faça parte do grupo fechado.
O que precisamos fazer para obter um bom entendimento da atual situação da empresa na Bolsa? Quais indicadores valem a pena dar atenção? Considere o investidor de swing trade ou de value investing.
Atualmente, início de dezembro 2020, o P/L (Preço/Lucro) de TRPL3 é 7,89. Um bom P/L é entre 0 e 10. O P/L negativo reflete o lucro líquido negativo e o P/L alto reflete um baixo lucro líquido em relação ao preço da ação.
Dessa forma o P/L dá uma idéia do quanto o lucro líquido da empresa se relaciona com o preço de cotação da ação. O lucro líquido utilizado no indicador P/L é o lucro líquido anual.
As ações de TRPL3 estão cotadas a 27,30 reais (01/dez/2020). Seu Dividend Yield está em 3,9%. A CTEEP é uma empresa pagadora de dividendos, que faz pagamentos periódicos desde o ano 2000. Entretanto o seu Dividend Yield, no momento, está abaixo da média das empresas do setor elétrico.
Outro número interessante é o P/VP de TRPL3, que está em 1,35. O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa. Neste caso o P/VP de CTEEP (Transmissão Paulista) é pouco maior que 1. O que significa que o valor total das ações ou valor de mercado da empresa é pouco maior que o valor patrimonial da empresa.
O valor intrínseco de TRPL3 está em aproximadamente 39,69 (01/Dez/2020). Sendo este valor intrínseco resultante consideravelmente maior que o valor atual de cotação da ação, que é 27,30 (01/Dez/2020).
Desta forma, segundo o conceito de valor intrínseco, proposto por Benjamin Graham, TRPL3 é uma ação sugestiva para comprar. Já para vender é preferível segurar um pouco mais.
Isto porque o seu valor intrínseco de 39,69 é maior que o preço de cotação atual, 27,30 (01/Dez/2020). Com isso, segundo Graham, podemos entender que a ação TRPL3 está descontada, ou seja, custando menos que o seu valor real.
Observe que este método de Graham possui ressalvas, para alguns tipos de empresas e setores, que propositadamente não citamos. O objetivo do exemplo acima é apenas didático.
A procura por ouro e prata segue alta em dezembro 2020. Com o ouro se mantendo no patamar de 307 reais em 01/Dez/2020 e 313 reais (24/Nov/2020) na semana passada, a grama.
Todavia, a máxima foi atingida em agosto deste ano, 2020. Com isso, os investidores seguem comprando ouro, assim como prata. Uma sugestão é compor uma carteira de investimentos conforme propõe o Ray Dalio. Nesta carteira ele inclui ouro, com 7,5% do total.
Em razão disso, os metais preciosos funcionam como um investimento no sentido de proteção, mas também podem funcionar de outras formas. A crise mundial do covid despertou uma procura quase insana pelo ouro, assim como pela prata. No Brasil a prata não é considerada investimento financeiro, o que pode mudar com o tempo.
Por outro lado, o investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua sendo uma das bases do Value Investing. O investidor de CTEEP – Transmissão Paulista deve manter-se informado acerca dos novos projetos da empresa e seus diferenciais estratégicos.
É inteligente não levar em consideração apenas os indicadores fundamentalistas mais comuns na tomada de decisão. A governança corporativa e os objetivos do investidor também são muito importantes.
Lembrando que TRPL3 faz parte do Nível 1 de governança corporativa, o que é considerado um ponto positivo.
Sendo assim, é fundamental o investidor entender os objetivos ao comprar ações, conforme escreve Décio Bazin, autor do livro “Faça Fortuna com Ações”. Tendo isso em mente o investidor adquire mais clareza.
O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante que pode ajudar na decisão de compra da ação. No geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este. O P/VP de TRPL3 é 1,35.
Observe outros P/VP e compare:
Nestes exemplos os valores são referentes a data de 02/Dez/2020. Então, o investidor pode se perguntar, porque algumas empresas possuem o P/VP tão alto e outras o valor tão próximo de 1 (um)?
O investidor de valor (Value Investing) que deseja comprar, vender ou segurar uma ação, deve usar a sua capacidade de discernimento. Também deve estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da companhia.
Com isso, o investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento para lhe economizar tempo de estudo e acompanhamento dos ativos.
Por fim, estando próximo de um assessor, o investidor pode estruturar com maior qualidade uma carteira de investimentos que busque um ou mais objetivos.
Disclaimer: Nada do que foi dito deve ser levado como recomendação de investimentos. O ideal é estar coberto por uma Assessoria de Investimentos. Junto a você o assessor irá descobrir o seu perfil de investidor e te direcionar de acordo com seus objetivos financeiros.