Peter Lynch diz que antes de adquirir participação de qualquer empreendimento (ou investir em ações), o investidor de ações deve responder “SIM” para três questões pessoais. Acompanhe com atenção a forma como Peter Lynch pensa em relação aos investimentos.
Lembrando que Peter Lynch estava na ativa no mundo dos investimentos na década de 80 e 90 nos EUA (Boston, mais precisamente) quando passou a compartilhar sua experiência e conhecimentos. Eu considero 90% a 95% de tudo o que ele diz.
Entenda quais são as três questões que ele considera como primordiais antes de investir em ações. Os três “SIM”s.
Segundo Lynch, ter um imóvel próprio é um fator emocional importante antes de começar a investir de verdade em ações.
“As pessoas ficam muito mais confortáveis com suas casas do que com suas ações. É necessário um caminhão de mudança para movê-lo de uma residência e apenas uma chamada telefônica para que deixe uma ação.”
(Peter Lynch)
Faz sentido revisar o orçamento familiar antes de comprar ações? Não faz.
“Apenas invista aquilo que você poderia suportar perder sem que essa perda tenha qualquer efeito sobre sua vida diária em um futuro mais proximo.” (Peter Lynch)
Segundo Lynch este “SIM” é o mais importante de todos.
Estas qualidades pessoais para ser bem sucedido no investimento em ações são as seguintes:
Também é importante ser capaz de tomar decisões sem a informação completa.
Se você ainda não é um investidor, aproveite para tornar-se um, lembrando que o investidor de ações deve, preferencialmente, responder “SIM” as questões acima, segundo Peter Lynch.