Veja alguns números sobre o mercado financeiro de ETFs na Bolsa de Valores – B3. A facilidade para se comprar uma ETF é tão grande quanto comprar uma ação. Digite o ticker no home broker e pronto! Uma ETF é uma maneira diversificada e de baixo custo para investimento.
Na maioria dos casos, os fundos mútuos só podem ser comprados ou vendidos uma vez ao dia, a um preço estabelecido no fechamento do mercado. No entanto, os ETFs atuam de maneira semelhante às ações, que podem ser compradas ou vendidas a qualquer momento durante o horário de mercado.
Um ETF pode ser negociado a qualquer momento durante o horário de pregão da bolsa. É possível comprar e vender cotas do ETF no mercado secundário como se fosse uma ação. Isso dá aos ETFs maior liquidez do que a de um fundo mútuo,
Atualmente (2019) são 16 ETFs listados na Bolsa B3 (antiga Bovespa), de vários tipos:
Em 2018 o volume de negociação em ETFs na Bolsa brasileira era de 432 milhões, em 2019 foi de 744 milhões. O ano (2019) começou com 42.577 investidores de ETF e em dezembro já são 92.845 investidores. Os dados são do “Boletim Mensal ETFs” da própria B3.
As ETFs mais negociadas, por número de trades, são:
Em termos de patrimônio líquido (Net Equity BRL Million) as ETFs são:
Quanto a performance e rentabilidade as melhores ETFs foram, no ano (2019):
Abra sua conta em uma corretora de valores. Caso já possua lembre-se apenas de investir em uma ETF respeitando seu perfil de investidor e uma estratégia de investimento. De qualquer forma, ETFs são muito versáteis e geralmente fazem parte da maioria das estratégias de investimentos que um assessor pode sugerir para o investidor.