fbpx

O “timing” do investidor na hora de investir seu dinheiro

Qual o segredo dos investidores bem sucedidos, comediantes stand-up e dos artistas marciais? Timing, é um deles. E timing é saber o tempo certo para entrar e também o tempo certo para sair.

O tempo certo (ou timing) é tudo!

Os melhores comediantes sabem exatamente quando encerrar a piada. E os investidores mais inteligentes sabem exatamente quando entrar no mercado – exceto quando eles não entram.

E os artistas marciais sabem o momento exato de aplicar um golpe, nem um centésimo a mais ou a menos. Ainda assim, mesmo o melhor dos melhores não consegue revidar ou atacar sempre, como o timing perfeito, todas as vezes. É preciso saber quando entrar e também quando apenas se proteger. Timing é tudo!

Tendemos a colocar dinheiro no mercado financeiro e retirá-lo exatamente na hora errada.
(Burton Malkiel)

Conhecimento e experiência

Não se nasce com este timing para os investimentos. Isto é algo que vem com o conhecimento e a experiência, no geral. Outros meios além destes eu considero ocultismo e portanto não trataremos aqui.

Peter Lynch, John Templeton e outros grandes investidores comentam em seus escritos os erros e acertos. É perceptível que vão ficando cada vez melhores, com um timing para investir quase sobre humano, o que para alguns pode ser considerado ocultismo.

Aplicação de princípios

Muito da sabedoria do timing vêm da aplicação de princípios. Já conversamos sobre alguns dos princípios que grandes investidores praticam, como Luiz Barsi, Jim Rogers e Peter Lynch. Princípios como os que são abordados nas três forças ou em sabedorias populares do Oriente.

Peter Lynch dominava o timing certo, porém isso veio ao longo dos anos. Seus princípios para investir talvez tenha nascido muito cedo na carreira profissional mas sua filosofia de investimento foi ficando mais clara a medida que a colocava em prática como gestor de fundos.

Assessoria de Investimentos

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários