O Tesouro Selic é pós-fixado, logo ele paga 100% da SELIC com um pequeno percentual prefixado, e é bem nessa remuneração que está acontecendo algo negativo para os investidores.
A rentabilidade negativa trazida do Tesouro Selic está exatamente relacionado com o percentual prefixado. No começo do ano, este percentual estava na casa dos 0,02% ao ano. Depois subiu para 0,03%. Em setembro começou um movimento de abertura deste bendito percentual, chegando então ao pico de 0,37%.
Ficando então 12 vezes maior no espaço de praticamente um mês, e como esta porção prefixada tem uma relação inversa com o preço do título, quando ela sobe, o preço cai.
O Prêmio, de forma simplificada, é o que o mercado pede para investir em títulos públicos. Este prêmio que o mercado pedia no inicio do ano, para correr o risco Brasil 2025, era de 0,03% ao ano, mas atualmente o mercado quer um prêmio bem maior.
Olhando no atual cenário Brasil, com a pandemia e os governos totalmente desgovernados para conter os gastos, gerou uma percepção de risco grande no Brasil. Com toda essa percepção de risco o mercado acaba exigindo um prêmio maior para investir, até porquê é possível que tenhamos novos problemas com as contas públicas.
Bom, o título valorizou muito rápido e começou a ter uma boa queda no começo da semana passada, indicando talvez, uma tendência, mas ainda é cedo para falarmos sobre isso com apenas uma amostra.
Invista em ações com este profissional
Quem não precisa do dinheiro neste momento não tem porque realizar a perda, ou seja, vender o título agora. O Prêmio super valorizado, vai se estabilizar e muito provável que vá se estabilizar.
O que está acontecendo aparenta ser temporário e por isso, passageiro. Tudo que está acontecendo é um ajuste de expectativas do mercado, e com isso o Tesouro Selic continua a ser uma ótima opção para reserva de emergência, por ser conservador em termos de risco de crédito.
“Lembrando que nada do que aqui foi dito pode ser considerado como uma indicação de compra ou de venda. Para tanto, o ideal é que esteja em contato com o seu assessor de investimentos, para que o mesmo faça a análise de objetivos e perfil de investidor no qual você está enquadrado”.
James Green