fbpx

O maior erro cometido pelos investidores [Templeton]

Quando John Templeton foi perguntado sobre qual o maior erro dos investidores, ele respondeu o seguinte:

A grande maioria das pessoas não acumula nenhum patrimônio porque não pratica a autodisciplina de poupar parte da sua renda a cada mês.
(John Templeton)

Poupar é o começo de tudo

A idéia é poupar este dinheiro, precisamente uma porcentagem fixa da renda mensal e, em seguida, investir em bons negócios. Segundo Templeton este é o maior erro que um investidor pode cometer. Podemos até dizer que há dois erros aí:

  • Não poupar uma porcentagem fixa mensal;
  • Escolher maus negócios para investir.

Sem tempo para cuidar dos investimentos

Outra dificuldade enfrentada pelo investidor, e eu me refiro ao investidor sem tempo para cuidar de seus investimentos, é a seleção dos investimentos certos, especialmente se este investidor se dedique a isso apenas em seu tempo livre.

Segundo Templeton, para a seleção dos melhores negócios é melhor procurar os melhores profissionais, o mais sábio analista de títulos para ajudá-lo.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada

Compre em momentos de pessimismo e venda em épocas de otimismo

Neste mês de março 2020 vivemos uma enorme crise de pessimismo com o coronavírus. Segundo Templeton, portanto, este é um momento perfeito para investir em bons negócios.

Apesar de parecer contra intuitivo esta é a atitude mais sensata, segundo Templeton. No geral os investidores iniciantes vendem suas posições em momentos de crise no mercado financeiro. Para Templeton o ponto máximo de pessimismo é o melhor momento de compra.

Atitudes

Peter Lynch lista três importantes atitudes antes do investidor começar a investir em renda variável. Com isso o investidor, naturalmente, estará mais preparado para executar estas orientações de Templeton num mercado financeiro em crise, como por exemplo na crise do coronavírus ou Covid-19.

Medo

O medo é o principal inimigo numa crise onde o mercado financeiro cai muito. Foram 60% na crise do subprime e mais de 40% em poucos dias na crise do coronavírus. Um investidor com medo é um investidor que perde dinheiro sem saber o porquê.

Paciência

A importância do controle das emoções, evitar tomar decisões em períodos emocionais tensos, e a habilidade da paciência são fundamentais para atravessar com sabedoria períodos críticos como estes.

ebook-dividendos-acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários