fbpx

SMAL11, o fundo de índice ETF que diversifica em Small Caps

Small caps são empresas na Bolsa que possuem baixo volume de negociação. SMAL11 é o fundo de índice de empresas small caps listadas na Bolsa, uma ETF para o investidor diversificar o seu dinheiro de investimento em ações de empresas small caps.

Diversificar com SMAL11

Esta ETF está baseada no índice BM&FBOVESPA Small Cap, o que significa que SMAL11 replica as ações de empresas small caps deste índice da B3.

O índice BM&FBOVESPA Small Cap – SMLL

O objetivo do índice SMLL é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de uma carteira composta pelas empresas de menor capitalização na Bolsa de Valores.

O índice SMLL funciona como uma espécie de indicador que mostra o desempenho médio das ações small caps na Bolsa de Valores. As empresas que estão em recuperação judicial ou extrajudicial não fazem parte do Índice SMLL. 

Não é possível comprar o índice SMLL, porém a ETF SMAL11 resolve este problema, porque replica o índice SMLL em um produto financeiro, o SMAL11, uma ETF ou fundo de índice.

A ETF que segue o índice SMLL

O iShares BM&FBOVESPA Small Cap Fundo de Índice é a ETF que segue o índice SMLL da B3. Ele basicamente replica este índice. Este ETF é gerido pela Black Rock no Brasil e cobra uma taxa anual de administração de 0,69% do investidor.

Comprar ações Small Caps

A última small caps que simplesmente “explodiu” foi a Magazine Luiza. Portanto este é um exemplo para o investidor analisar, pois quem investiu na small cap MGLU3 ganhou somas enormes.

Há vantagens indiscutíveis em investir diretamente em ações de empresas small caps, porém o risco tende a ser muito maior do que investir no fundo de índice de small caps.

Comprar o índice Small Caps

A vantagem de comprar o fundo de índice Small Caps é que o investidor mantêm o dinheiro de investimento diversificado entre todas as empresas de small caps da Bolsa de Valores.

Trata-se portanto de um investimento mais “previsível” e menos arriscado do que investir todo dinheiro de investimento em duas ou três ações de small caps.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários