Que valor tem os 6 exercícios complementares propostos por Rudolf Steiner? São pagos ou gratuitos, apenas destinados aos iniciados esótericos? Conheça um pouco mais e tire suas próprias conclusões.
Segundo Rudolf Steiner, a atividade esóterica abrange dois domínios opostos: a atividade meditativa e os ‘exercícios complementares’. Podemos perguntar, o que estes exercícios acrescentam a uma atividade de meditação e concentração?
A palavra exercício provém do latim ‘exerceo’, ela remete ao verbo arceo’ que significa ‘conter o inimigo’ e ‘afastar’, ‘proteger’. Portanto podemos entender que praticar os exercícios é afastar, restringir os perigos que podem surgir no trabalho espiritual e que podem ameaçar o caminho.
Lembremos que para investidores como Peter Lynch e Luiz Barsi, qualidades como Disciplina e Paciência são fundamentais. ‘Fundamentais’, como qualquer bom investidor pode perceber significa imprescindível, ou melhor, se não tiver ‘dançou’.
Este é o significado de fundamental. Não tem atalho, é preciso obter disciplina e paciência, simples assim. Por sorte, existem alguns métodos, práticas ou exercícios que podem ajudar.
Infelizmente não vou colocar aqui como executar os seis exercícios, pois o objetivo é apenas apresentar que eles existem. Talvez escreva mais sobre eles em futuros artigos.
Os seis exercícios tem relação com as seguintes questões de autodesenvolvimento:
Hoje em dia estes exercícios não são reservados a iniciados, já o foram, e dizem respeito às qualidades essenciais ao ser humano.
Quem não tem necessidade de controlar um pouco suas associações de pensamento e ser capaz de concentração e atenção em sua prática profissional ou nas relações com o próximo? (1o exercício)
Quantas forças se perdem e quantos ressentimentos são criados quando a pessoa não realiza o que foi dito ou prometido? (2o exercício)
Quantas vezes a perda da calma nos leva a fazer ou a dizer algo que depois lamentamos ter feito ou dito? (3o exercício)
Quantas pessoas, sabendo observar o positivo dos seres ou das situações, são presunçosas para com os que as cercam? (4o exercício)
Quantas pessoas livres de preconceitos levam um sopro de vida às relações sociais? (5o exercício)
A qualidade que se segue é o equilíbrio interior. (6o exercício)
Com isso você, investidor, conhece um pouco sobre os 6 exercícios complementares compilados por Rudolf Steiner.
Assine nosso telegram para receber mais conteúdos sobre investimentos e deixe seu comentário abaixo sobre o conteúdo deste post.