fbpx

Seguro de vida resgatável: o que eu preciso saber?

O seguro de vida é uma segurança familiar, uma prova de carinho e responsabilidade do segurado por seus filhos e cônjuge. Mas você sabia que, além do amparo financeiro em caso de ausência e invalidez do segurado, existe o seguro de vida resgatável, onde o segurado também se beneficia?

O seguro de vida resgatável é uma opção que oferece mais vantagens ao segurado, pois além de assegurar financeiramente a família em sua falta e ampará-lo financeiramente em caso de invalidez, o seguro também oferece a possibilidade de resgatar parte do dinheiro — se o segurado vier a precisar.

Acompanhe este post e saiba tudo sobre o seguro de vida resgatável, como funciona, quais as suas vantagens e a importância desse produto para o planejamento financeiro da sua família.

Como funciona o seguro de vida resgatável?

Como explicado acima, o seguro de vida tradicional tem como principal objetivo:

  • Amparar financeiramente a família na ausência do segurado ou;
  • Ampará-lo em caso de invalidez— seja ela total ou parcial — de acordo com as condições e coberturas do seguro.

No entanto, o seguro de vida resgatável, além de atender a essas necessidades, ainda funciona como um tipo de investimento financeiro, onde após determinado período previsto pela carência, o segurado pode resgatar parte ou a totalidade do dinheiro investido com rentabilidade.

O tempo de carência para solicitar o resgate e o percentual do valor a ser restituído é determinado pela seguradora, mas a maioria dos seguros de vida resgatáveis existentes no mercado funciona da seguinte forma:

Seguro de vida mais previdência privada

É como se fosse dois produtos em um, sendo parte do valor pago destinado às coberturas do seguro de vida e a outra parte ao fundo de resgate.

Tempo de resgate

A maioria das seguradoras trabalha com o tempo de carência para resgate de 24 meses após a data da contratação. Após esse período, você já consegue resgatar parte do que investiu, caso necessite.

Rentabilidade

Geralmente, os valores do fundo de resgate são corrigidos com base em uma taxa anual próxima de 3% mais o índice de IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Fundo de investimento

O seguro de vida resgatável também pode ser uma forma de investir o seu dinheiro, isso porque na maioria dos casos, o dinheiro investido pelo segurado é aplicado na previdência e investimentos da seguradora contratada, assim, caso os excedentes financeiros sejam maiores que a taxa prevista de resgate, o valor é repassado ao segurado.

Quais as vantagens de um seguro de vida resgatável?

Quanto vale a sua tranquilidade e a segurança da sua família? Com certeza é um valor incalculável, por isso, o seguro de vida por si só é um produto de grande valor agregado, mas se ele for resgatável você tem ainda mais vantagens. Confira:

Ajuda seu dinheiro render mais

Aplicar o seu dinheiro em um fundo de investimento com rentabilidade anual corrigido pela inflação e excedentes financeiros, é um excelente jeito de fazer o seu dinheiro render mais.

Fundo de reserva para as horas de aperto

É muito bom contar com um fundo de reserva nos momentos de aperto, para isso o seguro de vida resgatável é ótimo. Após o prazo de carência, você pode solicitar o resgate quando quiser.

Investimento garantido

Como o valor do fundo resgatável e correções aumentam a cada ano, o seu fundo de reserva em 10 anos deverá ser maior do que o capital que você pagou à seguradora no mesmo período.

Parcelas sem reajuste e sem surpresas

Diferente dos seguros tradicionais, onde o valor aumenta de acordo com a idade, o seguro de vida resgatável sofre apenas reajustes de inflação, assim o segurado não é pego de surpresa e nem precisa abandonar o seguro por não ter mais condições de pagar por ele.

Como o seguro de vida ajuda no planejamento financeiro familiar?

Muitas vezes pensamos em como alcançar a prosperidade financeira no trabalho e nos negócios, ter condições para cuidar da nossa família e da nossa velhice, no entanto, esquecemos que para tudo na vida é preciso um planejamento, principalmente para nos precaver de possíveis imprevistos.

Tranquilidade e segurança

Você já se fez essa pergunta: o que acontecerá com sua família e os bens que você conquistou caso algo lhe aconteça amanhã? É para isso que um planejamento financeiro familiar serve, para garantir a tranquilidade e segurança de sua família e a proteção de seu patrimônio, quando as coisas saírem do caminho certo.

O seguro de vida tem como principal finalidade planejar e garantir a segurança financeira daqueles que você ama ou, ainda, possibilitar amparo caso algo o impeça de continuar trabalhando. Quando resgatável, o seguro ainda ajuda a poupar e investir o dinheiro que pode ser destinado a um plano futuro.

Planejamento financeiro familiar

Mas além do seguro de vida, existem outros produtos que também são de extrema importância para o planejamento financeiro familiar, como a previdência privada, por exemplo. Com tantos obstáculos para conseguir uma aposentadoria pública hoje em dia, e com as futuras reformas da previdência, esse produto tornou-se primordial no planejamento de vida de qualquer pessoa que deseja garantir uma velhice tranquila e segura.

Proteção patrimonial

No caso de empresários e grandes empreendedores: como proteger o patrimônio da sua família, não só em caso de ausência e possível invalidez, mas por imprevistos judicias, riscos de investimentos malsucedidos, ou mesmo garantir que, caso algo lhe aconteça, a sucessão dos seus bens e negócios seja realizada da forma que planejou?

Para isso também existem excelentes produtos que garantem a blindagem patrimonial e sucessão garantida de empresas, para que a herança da sua família e os bens que você conquistou com tanto esforço, sejam preservados.

Por isso, assegurar-se dos infortúnios da vida não é nenhum mau agouro ou desejar que algo lhe aconteça, mas sim, seguir com tranquilidade a sua prosperidade financeira, estar precavido para os imprevistos e garantir um futuro com segurança e conforto para aqueles que você ama, mesmo quando você não estiver mais presente.

Assine nosso conteúdo

Agora que você já sabe como funciona um seguro de vida resgatável, suas vantagens e importância para a tranquilidade daqueles que ama e conheceu, também, outros produtos importantes que asseguram o seu futuro e da sua família, comece agora mesmo a desenvolver o seu planejamento financeiro familiar.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar o nosso conteúdo para receber mais informações sobre planejamento financeiro familiar e a rota completa para atingir a sua prosperidade financeira.

[epico_capture_sc id=”142″]

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários