Afinal, qual a importância de manter a saúde financeira?

É sempre importante manter a saúde financeira em dia, pois ela garante para nós e para as nossas famílias maior resiliência quanto as adversidades que enfrentamos e que o mundo possa vir a nos oferecer, como por exemplo, durante uma crise financeira.

Entretanto desejar algo não implica que você o alcançará como resultado. É necessário que as suas atitudes sejam direcionadas de forma a conseguir estabelecer determinado objetivo, e não é diferente com a saúde financeira.

Com o intuito de ajudá-lo, preparamos este post especialmente para você, explicando o que significa saúde financeira e qual a sua importância. Posteriormente, falaremos dos desafios para conquistá-la. Por fim, abordaremos sobre como profissionais e empresas especializadas podem ajudar nesse objetivo.

Saiba o que significa saúde financeira

Quando se fala em saúde financeira, muitos podem achar que o que está se falando são de pessoas ricas e que detêm dinheiro para gastar de forma descontrolada. Não é esse o significado correto para o termo. Saúde financeira é o controle saudável do seu dinheiro, de forma que você e sua família consigam atingir metas materiais pessoais de curto, médio e longo prazo.

Entre as metas de curto prazo, destaca-se comer em restaurantes e viagens de fim de semana; como exemplo de metas de médio prazo, destaca-se realizar uma viagem com a família para visitar parentes ou mesmo para visitar cidades turísticas no exterior; e metas de longo prazo, destacamos a compra de um automóvel ou de uma residência maior para a família, uma casa de praia, entre outras.

Conheça a importância de manter uma vida financeira saudável

A saúde financeira é fundamental para que você e sua família vivam uma vida plena e tranquila. Afinal, não é fácil viver sem ter clareza do dia de amanhã, e ter dinheiro para garantir as necessidades básicas da sua família e tudo o que é essencial para o seu bem-estar.

Com isso, você e sua família adquirem uma vida de maior estabilidade, com menos brigas e mais espaço para conversar e conhecer um ao outro, focar em coisas que realmente importam, como o afeto familiar, estudar e se aprofundar em assuntos diversificados, entre outros.

Para alcançá-la, porém, é importante que se mantenha certa disciplina e se faça certos sacrifícios. Além de saber ganhar dinheiro, é importante ter controle sobre como gastá-lo e como guardá-lo.

Veja quais são os principais desafios que os brasileiros enfrentam para manter sua saúde financeira

Agora, neste tópico, falaremos sobre os principais desafios existentes que tornam a existência da saúde financeira um sonho distante para a maioria das famílias brasileiras.

Idealização da saúde financeira

Para muitas pessoas e famílias, parece ser impossível que a saúde financeira seja alcançada, pois eles acreditam que esta condição é possível somente aos ricos de nascença ou àqueles que ganharam na loteria.

O primeiro desafio que precisa ser vencido por aqueles que almejam uma vida de prosperidade financeira é desmistificar essa visão e entender que qualquer um pode alcançá-la, dentro dos seus parâmetros, desde que mantenha a disciplina e foco necessário para tal.

Dificuldade para começar a poupar

Muitos brasileiros e famílias em geral têm dificuldade em começar a poupar. Isso acontece porque é difícil assimilar que poupança não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona. Ou seja, não é preciso economizar o máximo possível em um menor espaço de tempo, mas sim continuar o ritmo de poupança ao longo de um grande período de tempo.

Pense em uma torneira pingando com um balde embaixo, gota a gota. Se ficarmos parados observando, a impressão que teremos é que o balde nunca ficará cheio, mas uma hora ele transbordará. A lógica da poupança funciona da mesma forma.

Gastos impulsivos

Se não nos disciplinarmos e nos educarmos, dificilmente conseguiremos lidar com as tentações diárias. Entre estas tentações, destacam-se, principalmente, roupas e aparelhos tecnológicos dos quais não precisamos e, às vezes, nem chegamos a utilizar.

Para reduzir estes gastos impulsivos, é importante que você controle o uso do cartão de crédito em lugares de grande consumo, como shopping e restaurantes.

Falta de iniciativa para começar a investir

Muitas famílias brasileiras guardam o seu dinheiro de forma exclusiva na poupança, não se interessando em procurar por outras formas de investimentos mais lucrativas, como a renda fixa e renda variável. Isso se deve, principalmente, ao medo de desvendar novos caminhos.

Entretanto este medo não se sustenta a partir de uma análise mais completa sobre os investimentos de renda fixa, que apresentam boa segurança e ganhos bem maiores do que a poupança.

Educação financeira inadequada

Os brasileiros, em geral, não têm uma educação financeira adequada e não conseguem gerenciar o patrimônio familiar de forma satisfatória. Gastam mal e não conseguem racionalizar de forma eficiente os seus gastos e ganhos. Para que isso não seja um problema, é necessário que o dinheiro da família seja administrado de forma inteligente, para durar mais e render mais.

Existem várias alternativas para que você melhore isso, e uma delas é tendo acesso a conteúdos sobre o assunto, como artigos, e-books e videoaulas sobre o assunto.

Saiba como profissionais e empresas especializadas no assunto podem auxiliar você

Empresas podem auxiliar você de diversas formas, como disponibilizando opções viáveis e seguras para você ter uma educação financeira adequada para conquistar a sua estabilidade. Sendo assim, você deve procurar por empresas com experiência e renome no mercado.

Além de indicar o caminho para você para começar a economizar dinheiro, a empresa precisa levar você a realizar bons investimentos nos mais variados campos de renda fixa e renda variável, diversificando a sua carteira de investimentos entre renda fixa e investimentos na bolsa de valores, garantindo, assim, maior segurança e rentabilidade.

Logo, a saúde financeira não é um objetivo inalcançável. Seguindo os passos corretamente, mantendo o foco e a dedicação e contando com o auxílio de empresas especializadas no ramo, ela pode ser alcançada e você viverá dias mais tranquilos para desfrutar do que realmente importa, como a sua família!

Agora que você já sabe a importância de manter a saúde financeira, assine a nossa newsletter e receba, em sua caixa de entrada, mais conteúdos como este!

Danilo Guedine

Por Danilo Guedine

Educador financeiro e co-fundador do Caminho para Riqueza. Possui mestrado em Finanças e grava vídeos semanalmente para o canal Caminho para Riqueza, no Youtube.

Comentários