fbpx

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura

Peter Lynch nos faz questão de lembrar desta máxima no título, porém é muito comum o investidor decidir no que investir olhando apenas para a rentabilidade passada.

Mercado de imóveis

Um bom exemplo, ao menos para mim, é olhar para o mercado imobiliário. Há poucos anos tivemos um enorme “boom” dos imóveis e todos os meios de comunicação e o próprio mercado financeiro especulava sobre quando a bolha iria estourar.

Agora, imagine olhar a rentabilidade anterior a esse pico do mercado imobiliário. Com certeza foi muito crescimento em pouco tempo, porém você compraria imóveis para investir enquanto o mercado estivesse em nesta alta? Será que estes ganhos vão se manter apenas porque a rentabilidade passada foi alta?

Fundos imobiliários

Em 2019 o IFIX, o índice de fundos imobiliários da B3, subiu mais mais de 20% e alguns FIIs subiram muito mais do que isto. Ainda assim é preciso que o investidor olhe mais do que somente a rentabilidade para investir nestes FIIs. Nada garante que mês que vem estes FIIs não despenquem.

Lembre-se das três forças que ajudam os investidores a conquistarem maiores retornos:

  • diversificação,
  • alocação de ativos e,
  • eficiência fiscal.

Fundos de investimentos

É possível acompanhar a rentabilidade de praticamente qualquer ativo financeiro. Já os fundos de investimentos são milhares e quando estão abertos para novas captações geralmente tentam ganhar o investidor pela sua rentabilidade passada.

Muito cuidado neste momento. Olhe outros possíveis indicadores do fundo, veja no que ele investe, saiba que tipo de fundo ele é: DI, ações, cambial, multimercado.

Outra máxima de Peter Lynch é:

Apenas invista aquilo que você poderia suportar perder sem que essa perda tenha qualquer efeito sobre sua vida diária em um futuro próximo. (Peter Lynch).

Para se aprofundar um pouco mais em fundos de investimentos baixe o nosso e-book.

guia fundos de investimentos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários