É possível ter bons rendimentos com a Bolsa de Valores?

Investir na Bolsa de Valores não é uma opção única. É viável aplicar em ações unitárias, fundos de investimento e diversas outras oportunidades. Por causa disso, há boas possibilidades de rendimentos com a Bolsa de Valores.

Embora exista um potencial de perdas, é possível realizar boas aplicações. Assim, você pode atingir a prosperidade financeira com a ajuda dessa alternativa.

Mas, afinal, como obter rendimentos que sejam atraentes? A seguir, vamos apresentar algumas dicas para que você consiga resultados interessantes! Acompanhe!

Estude muito o mercado

As condições do mercado são determinantes para o sucesso de quem investe na Bolsa de Valores. Uma mudança no panorama de desemprego, da inflação ou da taxa de juros influencia diretamente alguns setores da economia. Da mesma forma, certas notícias e decisões impactam com intensidade algumas empresas.

Movimentos antecipados

Mesmo em situações consideradas favoráveis, as ações e os fundos sofrem movimentos que podem ser antecipados. Com boas análises e com as informações certas, é possível estimar se um papel ficará em alta ou se uma oportunidade será mais atraente que outra.

Funcionamento da Bolsa Valores

Portanto, é indispensável se aprofundar no mercado e até no funcionamento da Bolsa de Valores. Procure entender como são feitos os investimentos, observar o que influencia os resultados e acompanhar análises diversas.

Quanto maior for o nível de estudo nesse sentido, maior será a segurança para aplicar e atingir os efeitos esperados.

Invista em conhecimento e capacitações

Por falar nisso, os rendimentos com a Bolsa de Valores estão diretamente atrelados ao nível de entendimento e interesse sobre o tema. Não é porque uma ação é atraente hoje que ela será a melhor oportunidade em longo prazo, por exemplo. Para completar, há diferentes formas de aplicar, como nos movimentos de curtíssimo prazo, tal como as operações de day trade.

Livros e artigos

Para ter menos dúvidas sobre o que fazer e como atingir ótimos efeitos, busque novos conhecimentos e capacitações. Além disso, você pode acompanhar os conselhos dados por grandes investidores e as notícias do mercado financeiro, bem como procurar cursos e diferentes formas de aprimoramento.

Essas soluções vão garantir que você tenha os conceitos necessários para começar a aplicar com eficiência e bom desempenho. Além disso, é um jeito de potencializar seus ganhos logo no princípio.

habitos de grandes investidores

Crie uma estratégia adequada

Após entender melhor o mercado e esse tipo de investimento, é preciso elaborar uma estratégia. Afinal, os rendimentos com a Bolsa de Valores não dependem de sorte, mas, sim, de boas decisões baseadas nos seus interesses.


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro, agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

Vamos-planejar-os-seus-sonhos_1


Perfil do investidor

Pense, primeiramente, no seu perfil de investidor. Verifique qual é o nível de risco que está disposto a correr e o que você espera do dinheiro que será aplicado. Se a segurança for mais importante que uma rentabilidade muito elevada, pode ser interessante começar por fundos de investimento com bom histórico. Embora não seja possível definir garantias, você consegue ter maior segurança.

Aproveite e estabeleça quais são os seus interesses quanto a valores e prazos. Assim, você será capaz de decidir se vale a pena recorrer a ações individuais ou a fundos de ações que acompanham o Ibovespa, por exemplo.

Estabeleça parâmetros de perda e o que fazer em cada situação, seja ela adversa ou extremamente positiva.

Desenvolva competências emocionais

Apesar de ser relevante ter uma estratégia, isso não basta. Devido à falta de educação financeira e de competências específicas, muitos investidores iniciantes falham em seguir o plano.

Causas da falha

É o que acontece quando alguém se deixa levar pelos riscos apresentados e muda de rumo inesperadamente, mesmo que a situação estivesse prevista. Ou, ainda, quando uma pessoa é seduzida por ganhos pontuais e arrisca mais do que deveria.

Controle das próprias emoções

Para que tais quadros não aconteçam, as competências emocionais são fundamentais. É preciso saber controlar as próprias emoções e seguir conforme o planejado, mesmo que o cenário seja caótico.

Inteligência emocional

Uma ótima forma de se tornar capacitado nesse sentido é fazer a leitura do título “Inteligência Emocional”, de Daniel Goleman. O livro é uma verdadeira referência em desenvolvimento pessoal, de negócios e de investimento. Conheça nossa lista de livros indicados para leitura.

Ao absorver os conhecimentos apresentados, você poderá ampliar a capacidade de chegar a excelentes feitos com a Bolsa de Valores.

Palestra Ao Vivo com Daniel Guedine

Mantenha uma carteira de investimentos diversificada

As aplicações desse tipo (na Bolsa de Valores) são de renda variável, o que significa que não há certezas sobre quanto será ganho no final. Ou seja, ao mesmo tempo que isso aumenta o potencial de ganhos, também eleva os riscos.

A princípio não é um problema, justamente por ser esperado. Contudo, não se pode saber, exatamente, o que vai ocorrer no futuro. Se o dinheiro estiver orientado para uma única oportunidade, as perdas podem ser volumosas.

Renda variável e renda fixa

Para que tal quadro não aconteça, o ideal é empregar a diversificação da carteira de investimentos. Inicialmente, significa escolher a renda variável e a renda fixa, de modo a obter melhor equilíbrio.

Áreas da economia diferentes entre si

Dentro da Bolsa de Valores, isso também é necessário. Ao investir em empresas de um determinado setor, por exemplo, é válido direcionar parte dos recursos para empreendimentos mais seguros, de outro ramo. Com isso, se uma área da economia sofrer efeitos, haverá ganhos em um lado distinto.

Câmbio

Outra técnica oportuna consiste no investimento no mercado externo. Ao aplicar parte do dinheiro em câmbio, é possível se proteger contra alterações internas ou externas, já que as perdas poderão ser compensadas.

O guia definitivo para ter sucesso em investimentos financeiros

Fique atento às mudanças

Como dito, as mudanças no mercado financeiro afetam diretamente os rendimentos com a Bolsa de Valores. Quando uma empresa apresenta uma sequência de resultados negativos e que parecem insolúveis, pode ser mais atraente vender os papéis de forma antecipada. Com isso, as perdas são potencialmente menores e afetam menos o seu patrimônio.

Análise do desempenho

A única maneira de ser viável é por meio do acompanhamento de performance. Se você não se dedicar a analisar o desempenho dos seus investimentos, perderá boas chances de otimizá-los ou de evitar perdas maiores.

Portanto, é indispensável realizar o acompanhamento e ficar atento às mudanças. Esteja sempre por dentro dos movimentos do mercado, das tendências e dos padrões. Use análises de profissionais confiáveis e faça a comparação com a sua estratégia. Dessa forma, será simples entender o que faz sentido para os seus interesses e o que precisa ser modificado.

Siga estas dicas para ter bons rendimentos

Seguindo essas dicas, você poderá ter bons rendimentos com a Bolsa de Valores. Ao final, seu patrimônio se tornará robusto e a prosperidade financeira será atingida!

Para obter cada vez mais resultados nessas aplicações, vale contar com o apoio de uma assessoria. Por isso, entre em contato conosco e veja como consolidar os melhores efeitos!

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários