fbpx

A regra 1 do investidor é não perder dinheiro

Conheça a regra número 1 do investidor Warren Buffett para fazer seus próprios investimentos. Todo investidor precisa entender profundamente esta regra, que Buffett aprendeu com seu professor e investidor Benjamin Graham.

A regra número 1 é nunca perca dinheiro. A regra número 2 é não esqueça a regra número 1.
(Warren Buffett)

Esta regra pode parecer trivial, mas ela tem uma importância extrema para a saúde dos investimentos de um investidor.

Desrespeitando a regra número 1

Em, geral o investidor iniciante é muito descuidado e costuma tomar decisões em resposta direta as suas emoções, que eclodem após uma reação considerada bombástica da Bolsa de Valores.

Um dos exemplos mais surpreendentes é um estudo conduzido pela gestora Fidelity sobre o desempenho do seu principal produto, o fundo mútuo Magellan.

O fundo era administrado pela lenda dos investimentos Peter Lynch, que apresentou um surpreendente retorno anual médio de 29% entre 1977 e 1990.

Perdendo dinheiro

Surpreendentemente, este estudo a Fidelity descobriu que, na verdade, o investidor comum do Magellan havia perdido dinheiro!!?? Como assim?

A Fidelity mostrou que, quando o fundo estava em baixa, as pessoas tendiam a trocar seus ativos por dinheiro – com medo da possibilidade de perder mais.

Quando o fundo voltava a subir, elas voltavam correndo como um prodigo investidor. Eis aqui a realidade: a maioria das pessoas não conseguiria suportar outro ano de 2008 sem vender alguns ou todos os seus investimentos. Infelizmente essa é a realidade dos investidores não preparados.

Margem de segurança

Benjamin Graham trouxe para os investimentos o conceito de margem de segurança.

De uma forma muito resumida e simplificada Graham diz para que o investidor assuma a responsabilidade de garantir que nunca perderá a maioria de seu dinheiro ou todo ele. Ou, ao se recusar a pagar demais por um investimento, você minimiza as chances de que sua riqueza alguma vez desapareça ou de repente seja destruída.

Conheça mais sobre hábitos de grandes investidores, como Benjamin Graham em nosso ebook, abaixo.

hábitos-de-grandes-investidores
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários