Quais são as principais corretoras? Claro que escolher a melhor corretora não é fácil e é fundamental, afinal de contas estamos falando do seu dinheiro, correto? Chamarei a sua atenção para o que observar, o que deve ser observado antes de você escolher a sua corretora de valores.

Claro que escolher a melhor corretora não é fácil e é fundamental, afinal de contas estamos falando do seu dinheiro, correto? Chamarei a sua atenção para o que observar, o que deve ser observado antes de você escolher a sua corretora de valores.

Eu trouxe aqui os principais pontos que você deve avaliar para escolher a melhor corretora para os seus investimentos, avaliando estes pontos você mesmo vai tirar as suas próprias conclusões.

Poucos investidores sabem que no Brasil hoje existem mais de 80 corretoras de valores listadas na BMF&Bovespa, isso é muita coisa.


Descubra como melhorar seus investimentos com a ajuda de um profissional de investimentos.


Quais são as principais corretoras?

A corretora de valores do Itáu e a corretora de valores do Santander.

E entre as corretoras independentes, eu destaco as três do Grupo XP, ou seja:

  • XP Investimentos,
  • Rico,
  • Clear.

Destaco também:

  • Easynvest;
  • Guide;
  • BTG;
  • Genial e;
  • Modal Mais.

A escolha foi feita devido as avaliações positivas, o número de clientes e finalmente a custódia de ativos financeiros de cada uma destas corretoras.

Como escolher a melhor corretora?

Quais os principais aspectos que você deve observar para escolher a sua corretora?

#1 – Preço em relação aos serviços oferecidos

Nem sempre um bom desconto faz da corretora a melhor alternativa. Porque? Será que ela vai oferecer produtos e serviços adequados a você? Pense comigo, é mais ou menos uma comparação entre uma consulta médica particular ou uma consulta médica de convênio. Os dois médicos podem ser bons mas o tratamento e a estrutura definitivamente serão diferentes.

#2 – Infraestrutura tecnológica

Verifique se os sistemas e plataformas fornecidos pela corretora funcionam bem e estão sempre no ar ou ficam caindo.

Outra coisa que você pode checar é a chamada latência, que é o tempo de resposta. Por exemplo, o tempo que você envia uma ordem e ela é executada. Acredite, isso pode variar bastante entre uma corretora e outra.

#3 – Índice de satisfação dos clientes

Este tipo de informação você pode verificar nas redes sociais, fóruns e sites como Reclame Aqui.

#4 – Índice de sofisticação tecnológica

O que é isso? Uma coisa são as plataformas oferecidas, outra coisa é você verificar se consegue comprar e vender ativos pelo celular, fazer TED, resgatar ou apenas consultar através dos aplicativos.

Como é o site da corretora? Ela permite um acompanhamento da sua carteira, ativo por ativo, enfim, o quanto sofisticado são os sistemas da corretora?

#5 – Atendimento ao cliente

Este serviço você pode testar, simplesmente ligue no SAC da Corretora e faça um teste. Veja se atende bem, demora pra responder, faça isso antes de abrir sua conta.

#6 – Número de parceiros e ativos financeiros disponibilizados pela corretora

Algumas corretoras podem oferecer poucas opções de ativos financeiros para você investir, enquanto outras corretoras ofertam diversos ativos financeiros.

Você pode simplesmente abrir conta em várias corretoras, é gratuito, e verificar a disponibilidade de fundos e ativos de renda fixa e variável das plataformas de diversas corretoras.

Obviamente estes itens não devem ser avaliados isoladamente, então você vai ter que buscar o melhor combo: assessoria, plataforma, disponibilidade de produtos. Enfim, cada uma terá vantagens e desvantagens.

Custo, assessoria ou plataforma

No final das contas? o que é melhor para você?

  • Custo;
  • Assessoria;
  • A plataforma;

No pacote geral você descobrirá qual a corretora que vai te atender. É mais ou menos como escolher um imóvel…

Dificilmente você encontrará todas as melhores características num único lugar. Você vai ter que optar por aquilo que melhor serve para você.

Assessoria personalizada

Algumas corretoras de baixo custo não oferecem assessoria personalizada através de escritórios independentes. Por exemplo, a Clear, a Modal e a Easynvest são plataformas de mais baixo custo, porém você não terá o assessor para atender a sua conta de investimento.

Enquanto isso, a XP, a Rico, a Genial, o BTG e a Guide, oferecem assessorias exclusivas para cuidar das contas dos seus clientes.

Assessoria independente significa que você terá um profissional do mercado financeiro para executar as operações para você, para frequentemente fazer uma revisão de carteira de investimento, para te auxiliar a escolher os melhores ativos de acordo com o seu perfil. Enfim, te auxiliar desde o cadastro até a escolha dos ativos e fazer revisões periódicas na sua carteira de investimentos.

guia para montar carteira de investimentos

Qual o modelo você prefere? O mais barato ou a assessoria?

Isso já é com você.

A melhor corretora é boa para você mas pode não ser tão boa para o outro

Para ganhar o cliente, neste movimento de desbancarização, que é trazer o cliente do banco para as corretoras, muitas delas reduziram diversas taxas, inclusive zeraram vários custos.

Taxas cobradas pelas corretoras

Que taxas você deve olhar para escolher a sua corretora?

  • taxa de corretagem para ação;
  • taxa de corretagem para ação do mercado fracionário;
  • taxa de corretagem para opção;
  • taxa de corretagem para day trade de ações;
  • taxa de corretagem para day trade de minicontrato futuro;
  • taxa de corretagem para fundos imobiliários;
  • taxa de custódia para renda fixa;
  • taxa de custódia para tesouro direto;
  • taxa de custódia para ações;
  • taxa de custódia para fundos de investimentos imobiliários;
  • taxa de TED.

Estas são as principais taxas cobradas. Podem existir outras. Saibam que essas taxas mudam constantemente, em tudo quanto for corretora.

Qualidade do atendimento

Algumas corretoras que você entrar em contato e for mal atendido, muitas vezes o atendente não sabe nem mesmo falar qual o valor da corretagem ou como se faz para realizar o cadastro.

Enquanto outras, possuem equipe melhor treinada e mais focada no atendimento, capaz de sanar suas dúvidas.

Aqui o conselho é fazer um teste, mande email, ligue, use o chat caso a corretora disponibilize.

Em relação ao atendimento existem dois modelos, bem distintos entre as corretoras:

  • as chamadas Self Service: Clear, Easynvest e ModalMais;
  • as corretoras com Assessorias de Investimento: XP, Rico, Guide, BTG, Genial.

Modelo Self Service

No modelo Self Service o cliente faz tudo por conta própria, inclusive decisões e toda a operação de investimento financeiro.

Modelo assessoria de investimento

No modelo de assessoria de investimento, a corretora oferece assessores de investimento independentes para ajuda-lo a cuidar de seus investimentos.

O assessor pode ajudá-lo a fazer o acompanhamento da sua carteira de investimentos e pode servir para lhe informar melhor sobre seu perfil de investidor ou ativos financeiros relacionados ao seu perfil de investidor.

Se já difícil escolher uma corretora, como escolher uma assessoria de investimento?

Por enquanto, é verificar se o assessor, a pessoa que vai te atender, se ele tem a certificação CFP (Certified Financial Planner). Essa é a certificação mais importante do mercado financeiro.

Produtos financeiros ou ativos financeiros

Antigamente, as corretoras basicamente ofereciam Ações e títulos públicos. Hoje é muito diferente.

Uma corretora tem, além das ações e dos títulos públicos, fundos de investimentos (nas diversas classes), títulos de crédito privado (CRI, CRA, debenture), fundos imobiliários, emissões bancárias (CDB, LCA, LCI, LC), dentre outros.

Hoje, uma corretora de valores é literalmente um shopping financeiro onde você pode escolher um ativo financeiro das mais variadas classes, dos mais variados retornos e riscos.

Então, obviamente, quanto mais, melhor.

Serviços Complementares

Atente-se para alguns serviços complementares que uma corretora pode oferecer.

Relatórios de análise

Algumas corretoras oferecem semanalmente uma carteira de ações recomendada, outras disponibilizam o relatório completo sobre as empresas. Então, se a corretora tem bons relatórios, o cliente pode usá-los para tomar boas decisões com seus investimentos.

Aplicativos

Algumas corretoras tem boas plataformas mas o aplicativo não é tão bom, ou vice-versa. Portanto, verifique a possibilidade de operar e gerenciar a sua conta de investimento também pelo aplicativo do smartphone.

Ferramenta de análise

São diferentes de relatórios. Verifique se a corretora disponibiliza, servem para você acompanhar o andamento e o quanto está rendendo a sua carteira de ativos financeiros.

Educacional

Existem corretoras que oferecem cursos, ebooks e materiais que podem ajuda-lo e muito no seu desenvolvimento educacional. Tanto para tomar melhores decisões com seus investimentos financeiros quanto obter mais conhecimentos e métodos de investimentos.

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Avatar

Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...