Profissão de investidor: entenda como é a rotina desse profissional

Ao contrário do que muitos pensam, a profissão de investidor vai muito além de ficar sentado na frente da tela do computador comprando e vendendo ações. Sua rotina de trabalho é um aprendizado constante, afinal, frequentemente surgem novos métodos de investimento graças às mutações que o mercado sofre de uma hora para outra.

Para se habituar com essa mistura de adrenalina com tranquilidade que é a bolsa de valores, separamos um passo a passo para que você possa melhorar sua carreira como investidor. Acompanhe abaixo!

Entender o mercado financeiro

Esta etapa deve iniciar bem antes da abertura do mercado. A partir das 6 horas da manhã já é possível começar a entender qual a situação atual dos mercados em todo o mundo.

Já que no Brasil a bolsa sofre influência das movimentações internacionais, comece suas atividades analisando notícias e verificando o gráfico dos índices americanos mais importantes, como SP500 e Dow Jones.

Em seguida, confira como está a abertura dos mercados europeus, que iniciam as atividades algumas horas antes da Bovespa e poderão dar uma boa demonstração de como começarão as movimentações financeiras por aqui.

A próxima etapa é acompanhar as notícias nos principais sites do mercado, procurando pelas matérias que podem contribuir com suas ações durante o dia, como uma empresa que está para liberar algum IPO (Oferta Pública Inicial), que é o momento que ela abre seu capital e passa a ser incluída na lista da Bolsa de Valores. Esta pode ser uma grande chance de faturar com as oscilações no preço.

Confira uma lista de sites que você não pode deixar de seguir:

Acompanhar o que está acontecendo em tempo real é muito importante, porém, dificilmente você terá muitos resultados com isso, pois sempre haverá algum outro investidor que saberá das notícias do mercado mundial antes de você pensar em investir.

Este hábito é importante para evitar investimentos ruins, como algum negócio que você acha ser rentável, mas que seus colegas já sabem que não vale a pena.


Planeje sua aposentadoria, casamento, faculdade dos filhos ou o que está na sua mente agora com o título mais seguro do país. Imagine ter suas economias rendendo muito mais do que a poupança e com a mesma segurança, imaginou?

Baixe agora o seu e-book e saiba absolutamente TUDO sobre o Tesouro Direto.



Recapitular o dia anterior

Depois de saber como está o cenário do mercado, reavalie seus trades (compras e vendas de ações) do dia anterior. Revise seus pontos de entrada e saída, contando o quanto você foi racional e assertivo nas operações de investimento.

Depois disso, faça-se as seguintes perguntas:

  • suas compras e vendas foram realizadas conforme sua própria estratégia ou seguindo a estratégia de outro investidor?
  • o que motivou a tomar uma decisão atípica?
  • hoje você agiria de outra forma?
  • os critérios definidos no dia anterior para as operações que você tem em aberto ainda são válidos para encerrá-las?

Buscar oportunidades e iniciar as negociações

O próximo passo é projetar como será a sua rotina, analisando os gráficos que apresentam boas chances de sucesso para o dia, como:

  • ações que estão prestes a desfazer algum plano de apoio;
  • novas tendências que estão aguardando um sinal de confirmação para ficarem ativas;
  • ações que de acordo com a sua estratégia podem dar sinais de entrada ou saída.

A partir deste momento, com o mercado de ações já aberto e com os dados em mãos, você pode dar início aos investimentos com mais segurança.

Se tudo foi feito com atenção e prudência, você já terá um bom conhecimento de como operar neste dia. Daí em diante é só monitorar as movimentações e verificar os sinais que seu plano de trade vai lhe dar.

Guia prático aprenda como começar a investir na Bolsa de Valores - banner

Anote ou registre seus trades

Para que você não esqueça as manobras realizadas há algumas horas ou dias atrás, devido à rapidez do mercado, procure anotar, diariamente, todas as suas operações e informações relevantes, como:

  • pontos de saída previstos;
  • ponto de entrada;
  • saída realizada;
  • lógica da operação.

Para investidores inexperientes isso pode ser maçante e até perda de tempo, mas a realidade é que este é o principal momento da rotina de um investidor que preza pela excelência de seus investimentos.

Com as operações diárias devidamente registradas, você poderá reavaliar seu desempenho quando desejar, seja no cálculo e pagamento do IRM (Imposto de Renda Mensal) ou na apuração de resultados.

Dica: para garantir mais eficiência, crie uma planilha para facilitar a realização dos cálculos.

Evite manobras arriscadas devido ao tédio

Existem alguns dias em que o mercado está bastante ativo e oportunidades de compras e vendas de ações aparecem constantemente. Porém, esses dias não são tão comuns.

Nos dias em que nada de relevante acontecer no mercado, a atitude mais certeira é ficar apenas olhando para a tela do PC enquanto espera por alguma oportunidade. Nesses casos, tome cuidado para não fazer investimentos ruins somente para quebrar o tédio.

Lembre-se de não perder o foco nas suas estratégias para evitar que um momento de emoção acabe atrapalhando o planejamento definido no início do dia.

Fechar o dia

Após o encerramento das atividades do mercado, reserve um tempo para examinar e avaliar tudo o que foi feito por você.

Esta é a hora ideal para entender melhor a movimentação que ocorreu durante o dia e verificar se suas decisões farão sentido para o dia seguinte.

Apure os resultados obtidos, faça suas últimas anotações em seu diário e, então, já é hora de desligar o computador e fazer o que você mais gosta.

Saber das novas ferramentas disponíveis

Quando tiver tempo disponível, procure acompanhar as novidades para investidores — elas surgem a todo instante — e pesquise se alguma delas é viável para auxiliar na sua rotina de trabalho. Existem muitas tecnologias interessantes, porém, não é em todas que vale a pena investir.

A constante atualização das ferramentas web são bons exemplos de ferramentas, já que a cada dia oferecem mais facilidades por meio de recursos e extensões de softwares já instalados em seu PC. A extensão Bússola do Investidor, para o Google Chrome, virou febre entre os investidores. Adicione-a e comprove sua utilidade!

Esperamos que você tenha compreendido como a profissão de investidor deve ser seguida. O segredo é se preparar para a rotina de negociações a fim de obter mais sucesso nos investimentos.

Baixe nosso eBook sobre Investimentos financeiros

Agora que você já conhece a rotina de um bom investidor, aproveite para baixar nosso eBook para ter sucesso em investimentos financeiros. Boa sorte!

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários