fbpx

Princípio da independência financeira segundo Leif Dahleen

Sem perceber que estava perseguindo sua independência financeira, o primeiro passo dado por Leif Dahleen foi calcular o quanto seria necessário para manter seus gastos.

Vivendo das economias

Como um assalariado ele conseguiu economizar e investir uma quantia igual a 25 vezes o gasto anual de sua família, por uma década. Foi aí que Leif Dahleen percebeu que poderia garantir um futuro tranquilo apenas vivendo das economias.

Economizar e poupar

Leif Dahleen e sua família

Eu estava economizando, muitas vezes mais da metade do meu salário, mas nunca soube o porquê de estar economizando. Ocorreu-me que estava fazendo isso para a minha liberdade e eu simplesmente não sabia. – Leif Dahleen

Plano de independência financeira

Quando ele percebeu que estava fazendo isto por sua liberdade, resolveu elaborar um plano de independência financeira.

Neste plano Leif Dahleencalculou que suas economias e investimentos teriam que ser iguais a pelo menos 36 vezes o gasto anual estimado de sua família, para que seu padrão de vida continuasse inalterável.

Princípio de Dahleen

Desta forma, o princípio de Dahleen, não importa o quanto você ganha ou quando decida perseguir a independência financeira, é:

Calcule o quanto tem,

o quanto ganha e

o quanto precisa.

Há algumas coisas que você deve saber para fazer um plano para seu futuro financeiro. Primeiro, calcule seu patrimônio liquido. Em algumas horas é possível fazer esse calculo.

Em investimentos financeiros a estratégia mais segura e utilizada é a diversificação de investimentos, onde você distribui seus ativos em diversos tipos de investimentos, mas não só isso. Importante também observar indexadores, emissores, liquidez, mercados e outros aspectos.

Agora você deve estar se perguntando:

Mas como eu sei qual indexador, emissor, liquidez, mercado dentre outros, eu devo observar?

Conhecendo primeiramente o seu perfil de investidor, seus objetivos e conhecer os produtos de investimentos do mercado. Talvez você não tenha tempo ou simplesmente não queira, neste caso uma Assessoria de Investimentos pode fazer esse trabalho por você.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia. Um de seus interesses é descobrir como os grandes investidores pensam.

Comentários