fbpx

POSI3 e perspectivas para o setor de tecnologia num ano de crise econômica

Como está o setor de tecnologia para a Positivo Tecnologia? Conheça um pouco mais sobre a empresa por trás do sticker POSI3 e tente descobrir qual a melhor forma de negociar suas ações na Bolsa.

Positivo Tecnologia na Bolsa

A Positivo Informática é uma empresa do setor de tecnologia listada na Bolsa de Valores – B3, código POSI3. Caso não saiba a diferença entre ação preferencial e ordinária leia este artigo sobre esta diferença importante. No caso da Positivo são negociadas apenas as ações ordinárias, que sempre possuem final “3” em seu sticker – POSI3.

A Positivo Tecnologia nasceu em maio de 1989. Em 2004, a empresa estreou no mercado de varejo vendendo computadores para as principais redes de varejo e em 9 meses se tornou a principal fabricante de computadores do Brasil.

Estréia na Bolsa

No dia 11 de dezembro de 2006, a Positivo Tecnologia iniciou a negociação de suas ações no Novo Mercado da BM&FBovespa (atual B3), privilegiando com isso uma governança corporativa transparente.

cotacao-POSI3-2015-2020

Gráfico acima mostra as cotações de POSI3 de 2015 a 2020. Eu não consigo imaginar o Barsi comprando POSI3, mas isso não tem nada a ver com as cotações da ação. Tem a ver com algo sobre o qual escrevo logo abaixo.

caminho para riqueza no telegram

O setor de tecnologia para a Positivo

Atualmente a maior parte da receita da Positivo provem da venda de notebooks, desktops e celulares. Neste primeiro trimestre de 2020 a Positivo registrou lucro, onde o cenário do Covid, de certa forma ajudou a empresa, pois a vendas via ecommerce tiveram aumento expressivo.

Os produtos da Positivo tem parcela significativa das vendas concentradas em grandes redes de varejo, tanto ecommerce quanto lojas físicas.

Dentro do setor de tecnologia a Positivo atua no:

  • Mercado de PCs;
  • Mercado de celulares;
  • Mercado de Servidores e HaaS;
  • Mercado de IOT e tecnologia educacional.

A indústria de computadores, tablets e telefones celulares caracteriza-se por um curto ciclo de vida dos equipamentos. Isto ocorre em função das rápidas mudanças em tecnologia e na preferência de consumidores. Este ciclo de vida curto dos equipamentos também tem relação direta com a contínua evolução tecnológica dos produtos, que contribui para evitar uma trajetória de redução de preço.

Investidores de olho nos projetos da Positivo

Em seu último relatório (1T20), a empresa vê um novo patamar para o mercado de PCs no Brasil: covid-19 e movimentos de home office e homeschooling geram aumento de demanda por dispositivos de informática e comunicação no Brasil, com crescimento dos canais de ecommerce.

Desde 2015 a empresa distribui a linha de notebooks VAIO, em parceria com a VAIO japonesa. Periodicamente a Positivo lança novos notebooks dentro da linha VAIO.

Em 2019, a Positivo lançou a marca Casa Inteligente, cuja linha de produtos é voltada ao segmento de smart home, que movimenta hoje cerca de R$ 4 bi em vendas no país. O portfolio de produtos é composto por câmeras Wi-Fi, plugues de alimentação, lâmpadas inteligentes, controles universais, alarmes e sensores de segurança.

Crise Coronavírus retangular

Como POSI3 pode ser negociada na Bolsa?

O investidor pode comprar e segurar, na expectativa de uma alta valorização das ações. Pode também fazer algumas operações rápidas com opções e ganhar dinheiro rápido, com um risco bem maior.

Investir com foco em dividendos não será possível pois a empresa não tem histórico de pagamentos de dividendos, assim como a maioria das empresas do setor de tecnologia, que geralmente não costumam pagar dividendos. Atente-se para respeitar a regra número 1.

Peter Lynch ebook

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários