fbpx

PIBB11 é para quê? Investir e o que mais?

PIBB11 é o ETF que tem sua composição baseada no índice IBrX50 das 50 ações mais negociadas da Bolsa de Valores. Se PIBB11 fosse um prato de comida teríamos 50 itens neste prato, ou se fosse um filme, seria 50 tons de ações.

50 papéis diferentes e muita diversificação

PIBB quer dizer Papéis de Índice Brasil Bovespa, e foi o primeiro ETF lançado no Brasil, em 2004. Na B3 o PIBB é negociado, via Home Broker, com o código PIBB11.

Índice Brasil 50 – IBrX50

Ele é baseado no indicador IBrX50, que mede o desempenho médio dos 50 ativos mais negociados ou mais líquidos do mercado de ações brasileiro. Existem diferenças com relação ao ETF BOVA11.

Como é o IBrX50

Na B3 o índice é resultado de uma carteira de ativos financeiros reformulada a cada quatro meses, composta de ações e units. Para estar no IBrX50 (Índice Brasil 50) o ativo financeiro deve estar entre os 50 mais negociados da B3 no período de vigência das 3 carteiras anteriores. Os ativos também devem ter presença em pregão de 95% neste mesmo período.

Composição do PIB11

No geral, este ETF tem no mínimo 95% de seu patrimônio em ações do IBrX50, em qualquer proporção. Também pode investir em posições compradas no mercado futuro do Índice. Os 5% restantes da carteira, o ETF poderá deter ações e outros ativos não incluídos no IBrX50. Sua taxa de administração é de 0,059% ao ano.

Reinvestimento automático de dividendos

O investidor de PIBB11 não recebe em sua conta os dividendos das ações do índice, pois ele é automaticamente reinvestido, o que significa que o seu patrimônio investido neste ETF pode crescer de três formas:

  • Preço de negociação do papel do ETF;
  • Reinvestimento dos dividendos pagos;
  • Aluguel de ações automático.

Sem tempo? Comece na bolsa com ETF

Um fundo de índice (ETF) é, talvez, a alternativa mais interessante para quem quer começar a investir no mercado de ações. Diferentemente das ações individuais o ETF é um fundo de índice e portanto não sofre uma alta volatilidade como pode sofrer uma ação individual.

O que eu vejo é o seguinte, investidores experientes e também os novatos que são assessorados, investem em fundos de índice. Porém, não é um investir “entra no home broker e compra”, isso não é investir em ETF, isso é comprar ETF, muita atenção! Lembre-se de saber antes o que você está fazendo lá e qual seu objetivo como investidor.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários