fbpx

Peter Lynch e sua sabedoria inusitada para analisar ações

Peter Lynch possui algumas frases que podem soar herméticas mas elas são de uma sabedoria única, e podem mudar o rumo de um investidor que as põe em prática.

Práticas “herméticas” de investimento

Peter Lynch era o responsável por um fundo de investimento de quase meio trilhão. Ele tinha práticas muito interessantes e inusitadas para escolher e manter uma ação em seu portifólio. Muitas destas práticas eu acredito que possam inspirar e ajudar muito o pequeno e médio investidor a aprimorar os seus sentidos para os investimentos lucrativos.

Grandes lucros e matrizes baratas são uma ótima combinação.
(Peter Lynch)

Sabendo mais sobre as empresas

Peter Lynch mantinha no portifólio de seu fundo de investimento centenas de empresas. Muitas delas ele visitava pessoalmente, ia até a sede ou a matriz. Algumas ele apenas passava em frente, outras ele agendava reunião com o presidente, mas ele também falava com os funcionários que executavam as tarefas comuns.

Algumas conclusões determinantes

Depois de anos fazendo isso, visitando empresas que havia comprado muitas ações, e relacionando como as empresas eram “por dentro”, os seus escritórios, suas salas, seus móveis, seus funcionários, Peter Lynch começou a tirar algumas conclusões e tecer algumas comparações entre a ostentação interna de algumas empresas e o seu lucro na Bolsa de Valores.

Um fator preponderante para Peter Lynch era visitar a sede da empresa e observar a ostentação em seus escritórios. Segundo ele quanto mais “exagero” e objetos caros sem uma razão muito clara, maior a chance da empresa estar fugindo da sua essência e portanto isto poderia refletir no lucro de suas ações.

Caso curioso da Amazon

Quem não se lembra da Amazon que no começo (e se não me engano até hoje) usava portas antigas para servir como mesas? Adaptando somente os pés e assim obtinham um mesa rústica e barata.

…quando trazem madeiras nobres para a decoração é hora de temer pelos lucros.
(Peter Lynch)

Dividendos de ações

Investir em ações para obter dividendos é uma estratégia utilizada por muitos investidores, sendo Luiz Barsi um deles. Ganha-se de duas formas, com os proventos e também no caso de aumento do preço da ação. Neste último caso é preciso vender dos papéis para realizar o lucro.

ebook-dividendos-acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor na bolsa e escreve sobre investimentos e tecnologia. É sócio e autor no Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários