fbpx

O pensador independente de investimentos

O que está por traz do pensamento de investidores que se destacam? Como um investidor pode melhorar a sua abordagem aos investimentos mudando apenas a forma de pensar? Acompanhe algumas dicas de Ray Dalio, Luiz Barsi, Michael Burry e David Swensen.

Uma aposta contra o consenso

Ray Dalio, um grande investidor de risco, entende que um investidor precisa apostar contrar o consenso. Mas o que isto significa? Dalio tem uma visão própria sobre a economia, que ele costumar aplicar para construir suas carteiras de investimentos.

Para fazer dinheiro na bolsa é preciso ser um pensador independente que aposta contra o consenso e acerta.
(Ray Dalio)

O que dizem outros investidores que pensam de forma independente

Luiz Barsi é um investidor que tem pensamentos controversos ou um tanto incomuns. Acompanhe alguns:

A minha renda fixa são as ações.
(Luiz Barsi)

Como assim? Barsi não investe seu dinheiro em renda fixa de nenhuma forma?

Renda fixa é perda fixa.
(Luiz Barsi)

caminho para riqueza no telegram

Investindo apenas no que se conhece

Por volta dos anos 70 do século passado, Peter Lynch conheceu as ações de tecnologia, algumas estavam fazendo muito sucesso à epoca, mas ele não comprou.

E, seguiu não comprando. Seu argumento era simples, ele não conhecia aquele setor, não fazia parte de sua expertise. Ele também não tinha uma razão forte para investir seu tempo para conhecer a fundo o setor de tecnologia.

Com este pensamento, Lynch perdia “inúmeras” oportunidades”, afinal muitas empresas de tecnologia tiveram um estrondoso sucesso na bolsa americana, como Microsoft por exemplo, que Lynch não comprou.

A sabedoria não convencional

Em investimentos, o pensamento do investidor David Swensen talvez consiga resumir em essência o que é um pensar independente.

A sabedoria não convencional é a única maneira de ser bem sucedido.
(David Swensen)

Michael Burry simplesmente conseguiu ganhar muitos milhões durante a crise de 2008 porque uma das coisas que fez foi não seguir o movimento de massa do mercado financeiro, que à época era investir no mercado imobiliário.

Neste sentido, cada investidor pode pensar: estou investindo por conta própria ou estou fazendo o que todo mundo no mercado está fazendo?

Crise Coronavírus retangular

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários