fbpx

O que foi o sistema monetário de Padrão Ouro?

Que importância teve o padrão ouro na economia mundial? Quais são as principais vantagens de um sistema monetário sob o padrão ouro? Este entendimento ajuda o investidor a compreender o atual sistema monetário e econômico.

O padrão ouro existe e é aceito porque para aumentar a quantidade de ouro no mercado tem um custo. O ouro é limitado por natureza, a produção de uma quantidade de ouro não é mais barata que a aquisição desta mesma quantidade através de transações no mercado. Por conta disso o ouro sempre foi utilizado como meio de troca, desde tempos imemoriais.

Ouro e Prata como moeda

Na história do sistema monetário as pessoas começaram usando todo tipo de meio de troca. Estes meios de troca eram os intermediários entre o comprador e o vendedor. Estas mercadorias que serviam como meios de troca estavam à disposição apenas em quantidade limitada.

Se alguma coisa está disponível em quantidade suficiente para atender todas as demandas possíveis, ou pode ser acumulada de tal forma que supra todas as necessidades presentes, ela não tem valor comercial.

O uso do ouro e da prata como meio de troca somente surgiu a medida que o comércio foi evoluindo, e isto levou vários séculos.

Segundo Ludwig Von Mises o padrão ouro como sistema monetário é o único padrão confiável, por duas principais razões:

  • Ele determina o poder de compra da moeda corrente, independente do que pensam governos e partidos políticos;
  • O ouro tem para si uma grande vantagem: não pode ser impresso.
Peter Lynch ebook selecao de acoes

Não se pode aumentar a quantidade de ouro ad libitum (à vontade)

O ouro não poder ser impresso é realmente uma grande vantagem.

Se uma pessoa pensa que ela, ou uma instituição a que ela está ligada, não tem riqueza em ouro suficiente, ela não pode fazer nada para aumentar a quantidade de riqueza que tem de uma maneira simples e barata.

Os críticos não têm argumentos válidos contra o padrão ouro porque ele funciona, ao contrário do papel-moeda, que não funciona satisfatoriamente sequer aos olhos do governo.
(Ludwig Von Mises)

A oferta de ouro

Sob o padrão-ouro, a oferta de moeda de um país estava conectada ao ouro. A vantagem de um sistema monetário de padrão ouro, e de um sistema monetário não-governamental, é que o aumento da quantidade de dinheiro em circulação não depende de decisões do governo.

Usando o ouro como moeda, não corremos o risco de acontecer uma grande revolução nos preços. A vantagem do padrão ouro é que sua produção, como a de qualquer outra coisa, depende de atores que não podem ser manipulados pelo governo da mesma forma que a impressão de papel-moeda pode.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários