fbpx

Como investir em ouro na Bolsa de Valores

Grandes investidores como Jim Rogers, Ray Dalio, Michael Burry e Mark Mobius ressaltam a importância do investimento em ouro, geralmente, como proteção. O investidor precisa entender em que momento se encontra, sendo assim conheça como investir em ouro na Bolsa de Valores, a B3.

Investimento em ouro

Há quase uma dezenas de formas de se investir em ouro porém vou comentar aqui apenas do investimento em ouro através da Bolsa de Valores. Comumente, a busca pelo investimento em ouro aumenta em momentos de crise econômica, vale lembrar.

Ouro na Bolsa de Valores

Nas bolsas estrangeiras (NY, Londres, Toquio, etc) o contrato de ouro é negociado em relação a onça troy (uma onça troy equivale aproximadamente a 32g).

No Brasil a Bolsa de Valores negocia ouro em reais (R$) por grama (g). E, a cotação do ouro reflete as expectativas do mercado internacional atreladas:

  • ao mercado interno e;
  • a variação do dólar. 

Vantagens de investir em ouro

As vantagens do investimento em ouro, no geral, são:

  • O ouro é aceito como garantia, com pouco grau de deságio, para negociação de outros ativos;
  • O ouro é uma reserva de valor durável;
  • Ouro possui liquidez internacional;
  • O ouro é uma boa alternativa de investimento para épocas de crise financeira.

Comprando ouro na Bolsa

Em suma, na Bolsa de Valores de São Paulo – B3, são oferecidos três contratos diferentes relacionados à operações de ouro. A diferença entre os contratos é basicamente a quantidade de ouro negociada em cada contrato.

Todos contratos de ouro podem ser comprados via home broker, através de seu sticker (código). A negociação é feita igualmente como ocorre com um papel de ação, um FII, um BDR ou uma ETF.

OZ1D – Ouro 250g
Esse contrato é o lote padrão dos contratos de ouro e essa é a única opção na qual o investidor pode optar por levar o ouro para casa.

OZ2D – Ouro 10g
Esse contrato corresponde a uma fração do contrato padrão. Não há a opção de retirar o ouro, nesse caso. Esse contrato possui, portanto, menor liquidez.

OZ3D – Ouro 0,225g
Esse contrato é semelhante ao OZ2D, sendo que a única diferença é o valor fracionado.

Taxas para operações com ouro

É importante ressaltar também, que assim como outras operações financeiras, o investimento em ouro possui despesas financeiras como corretagem e taxa de custódia. Além de incidir imposto de renda em operações superiores a R$ 20 mil.

Para começar a investir em ouro

Para começar a investir em ouro é preciso ter uma conta em corretora de valores. Em seguida já é possível fazer o investimento em ouro, através do home broker, neste caso o investidor pode contar com a ajuda de uma assessor de investimento ou realizar a alocação e compra por conta própria.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de ações desde 2008 e escreve sobre investimentos e tecnologia. É sócio e autor no blog caminho para riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários