Ouro como proteção nos investimentos

Por Éverton Gaucho - 03/03/2020
.

Como o ouro pode servir como proteção para os investimentos? Quais meios o investidor têm a disposição para investir com o objetivo de proteção?

Em primeiro lugar, 2020 foi o ano que o ouro e a prata subiram mais de 50%. O investidor que investiu nestes metais preciosos não viu seu portifolio derreter em 2020, devido a crise econômica do covid-19.

Desta forma, grandes investidores como Ray Dalio e Mark Mobius incluem o ouro em seu portifolio de investimentos. Historicamente, o ouro físico sempre foi considerado dinheiro verdadeiro, à prova de qualquer crise. O fato é que, nas grandes crises a procura por ouro aumenta.

Proteção com o ouro

A importância de sempre ter o ouro no portifolio de investimentos, seja ouro físico, ouro commoditie, ETF de ouro ou até mesmo ações de empresas que mineram ouro. Também é possível incluir ETF de prata.

Nesse sentido, Ray Dalio inclui ouro em seu portifolio principal de investimentos e sugere que seus clientes façam o mesmo. Mark Mobius inclui até 10%.

Desde 2020 com o coronavírus e várias Bolsas caindo, o ouro subiu mais que o esperado, chegando a 230 reais a grama em março 2020 e próximo de 330 reais a grama, em janeiro 2021.

Como investir em ouro para proteção

O ouro é dinheiro real, como também a prata. No Brasil o ouro é considerado um ativo financeiro, a prata por enquanto não é considerada um ativo financeiro. Diferentemente de outras Bolsas no mundo, onde prata e outros metais preciosos são considerados ativos financeiros:

  • Metal físico;
  • Commoditie;
  • ETF específica;
  • ETF de empresas que mineram;
  • Fundos que investem em metais preciosos.

Ouro físico

Primeiramente, é possível comprar ouro físico diretamente pela internet e receber em casa. Devido ao preço atual do ouro não será algo díficil armazená-lo.

Sendo assim, em março 2020, 5g de ouro físico estava saindo pouco mais de R$ 1200,00. Em janeiro 2021 as 5 gramas de ouro estão sendo vendidas a R$ 1760,00.

Contudo, dois sites confiáveis, verificados na data de atualização deste artigo, para compra de ouro físico são:

Como vendo o ouro físico que comprei?

A forma mais fácil de vendê-lo é fazer isto diretamente com a empresa que o investidor comprou o próprio ouro. Guarde o documento de compra do ouro, desta forma não será necessário o ouro ser avaliado por um especialista.

Ouro commoditie

Na Bolsa de Valores, a B3, é possível comprar ouro commoditie diretamente pelos códigos:

  • OZ1D, é o lote-padrão de ouro fino, são 250g.
  • OZ2D, é o lote fracionário de 10g.
  • OZ3D, é o o lote fracionário de 0,225g, esse sem dúvida é o mais acessível.

Seja como for, para entender melhor sobre o investimento em ouro leia este artigo.

ETF de Ouro

ETFs são fundos negociados em Bolsa ou fundos de índice. Não temos uma ETF de ouro na Bolsa brasileira, portanto ainda não é possível investir diretamente no mercado financeiro brasileiro.

Para saber mais sobre ETF de ouro no exterior.

ETF de prata

Também é possível adquirir ETFs de prata na Bolsa estrangeira. Ainda não é um investimento disponível no mercado financeiro brasileiro.

Investimento em ouro como proteção

Como investidor existem várias possibilidades de se investir em ouro, lembrando sempre da importância de manter o outro na carteira de investimentos.

Porém, como investidor é preciso planejar o investimento em ouro. Entender bem a inclusão deste tipo de investimento na carteira. Para uma análise mais profunda é possível a contratação de um assessor de investimento para ajudar o investidor com pouco tempo disponível.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada

Atualizado por Éverton, em 17/01/2021.

Éverton Gaucho

Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...