Onde são depositados os dividendos?

Por Éverton Gaucho - 01/10/2020
.

Quer saber como e onde são depositados os dividendos? Os dividendos de Ações, FIIs ou ETFs, onde são depositados? O que todo investidor deve saber sobre isto mas nem sempre é tão óbvio.

Ações que pagam dividendos

Imagine o investidor que comprou sete papéis de ações, por exemplo os seguintes:

Com esta carteira de ações o investidor obviamente é alguém que possui uma conta em uma corretora de valores e portanto uma conta investimento. Com estas ações, digamos, o investidor espera receber proventos (dividendos e JCP – juros sobre capital próprio), pois seu investimento foi feito com este objetivo.

Conta investimento

A conta investimento é igual uma conta corrente de um banco, porém a conta investimento é a conta do investidor na Corretora de Valores.

O investidor transfere dinheiro de sua conta correte, por exemplo a conta do banco Bradesco ou Banco do Brasil, para a conta investimento em seu nome na Corretora de Valores (XP, BTG, Guide, etc).

Dividendo pago cai na conta investimento

O investidor que possui ações de empresas tem direito ao recebimento de proventos (dividendos e JCP) caso estas ações possuem dividendos para distribuir.

Quando um dividendo é pago, no caso o dividendo de um dos papéis citados no exemplo acima, o investidor vai receber o dinheiro direto em sua conta investimento.

Conta investimento não permite saque

Geralmente o ideal é que o investidor reinvista o dinheiro que cai na conta investimento, esse é o investidor raiz. Mas, digamos, que ele deseja SACAR esse dinheiro. Sendo assim, basta fazer uma transferência, via Home Broker, deste dinheiro, para a conta corrente do investidor.

Dividendo de FIIs

Os proventos pagos de fundos imobiliários – FIIs – também são depositados na conta investimento do investidor, na corretora de valores

Dividendo de ETFs

No caso de dividendos pagos de ações que compõem um fundo de índice, este dividendo é automaticamente reinvestido, portanto o investidor não vai vê-lo na conta investimento.

Este caso vai ocorrer com as ETFs de dividendos: DIVO11 e BBSD11. Baixe o ebook que escrevemos para saber mais.

ETF - ebook - caminho para riqueza

Investidor mantenha atenção ao índice IDIV

O IDIV é o índice de empresas de dividendos, mantido pela Bolsa de Valores – B3 (antiga BM&FBovespa). Este índice é atualizado periodicamente e relaciona as empresas pagadoras de dividendos na Bolsa de Valores.

Fundo de índice de dividendos

Caso o investidor queira simplificar o investimento em ações que pagam dividendos ele pode comprar DIVO11, que é uma ETF de dividendos. Esta ETF replica o índice IDIV e portanto é um fundo de índice de empresas que pagam dividendos.

BDRs ou ações estrangeiras que pagam dividendos

Também é possível investir em BDRs ou ações estrangeiras e receber dividendos. Várias ações estrangeiras pagam dividendos e os mesmos, quando pagos, são depositados na conta de investimento do investidor.

Saiba mais sobre BDRs em nosso ebook. Clique e baixe.

Saiba como Investir no exterior bdr

Como investir para receber dividendos?

Luiz Barsi, um dos maiores investidores do país é alguém que investe para receber dividendos. Leia o post que o Caminho para Riqueza escreveu sobre Luiz Barsi e saiba mais sobre sua filosofia de investimento.

Barsi compra ações e segura elas, pensando no pagamento de dividendos que irá receber. A princípio ela parece simples porém existem regras e práticas muito importantes que precisam ser respeitadas e cultivadas.

Será que esta estratégia vale para todo investidor? Reflita e se for o caso aprenda mais sobre como se tornar um investidor mais esclarecido.

Baixe o nosso ebook sobre dividendos. Clique e baixe agora.

ebook-dividendos-acoes

Atualizado em 01/10/2020 e 03/07/2020 por Éverton.
Escrito em 23/01/2020
.

Éverton Gaucho

Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...