fbpx

E agora onde investir para reserva de emergência com a Selic rendendo menos do que a inflação?

Selic a 4,25% e você não sabe mais onde investir para a sua reserva de emergência.

Este artigo é para você que tem essa dúvida e precisa de uma saída para investir o seu dinheiro e criar sua reserva de emergência, para que não perca tanto poder de compra ou até mesmo não perca nada.

O que é reserva de emergência

reserva de emergencia

A primeira coisa é você saber o que é uma reserva de emergência e como criá-la.

Reserva de emergência nada mais é que um dinheiro guardado para uma emergência, ou seja, se você tiver um problema como perca de emprego, problema de saúde, uma necessidade urgente de dinheiro imediato, e etc. Você poderá acessar esse dinheiro imediatamente.

Quanto preciso ter de reserva de emergência

Quanto preciso para minha reserva de emergencia

Ok, mas quanto ter de reserva de emergência?

Ai que entra sua situação atual. Se você for registrado ou concursado, ou seja, ter uma “estabilidade” de trabalho, o ideal é que você tenha 6 meses do seu custo fixo, e se você for um profissional autônomo, este que não tem estabilidade trabalhista, como seguro desemprego, rescisão e etc., você precisa ter 12 meses do seu custo mensal.

Custo fixo mensal

O custo mensal é aquele que você tem fixo todo mês.

  • Aluguel
  • Água
  • luz
  • telefone
  • Alimentação
  • transporte
  • e etc.

Aquilo que você NÃO PODE abrir mão para sobreviver, não podemos colocar nessa conta festas, baladas, churrasco, cineminha dentre outras coisas supérfluas.

Festa

Logo se o seu custo fixo mensal for de 3 mil reais e você for registrado ou concursado, você precisa ter 18 mil reais investidos e com liquidez imediata, e caso você seja um profissional autônomo, 36 mil reais.

Agora sabendo disso, vamos descobrir onde você deve investir com a SELIC rendendo MENOS do que a inflação.

Onde investir com a SELIC rendendo menos do que a Inflação?

A resposta é simples: NOS MESMOS LUGARES. rs

  • CDBs rendendo 100% do CDI com liquidez imediata
  • Tesouro Selic
  • Conta corrente remunerada (Nubank por exemplo)
  • Fundos DI
  • Fundos de Tesouro
  • etc.

Sim são poucas opções, perdem para a inflação mas elas são NECESSÁRIAS.

Antes que você pense que vai investir mal e perder poder de compra para inflação como já expliquei nesse artigo aqui.

Imagine que, se você deixar o dinheiro debaixo do colchão, no cofrinho, debaixo do travesseiro, dentre outras opções, você vai perder AINDA MAIS para a inflação, pois não estará rendendo absolutamente nada.

Diversificação

diversificação para investir bem sua reserva de emergência

Agora vem o pulo do leão para você compensar esse dinheiro não tão bem remunerado, que é a diversificação dos seus investimentos.

Se você deixar TODO o seu dinheiro na renda fixa, provavelmente que você tenha uma remuneração baixa, exatamente por nossa taxa de juros estar baixa.

Agora se você diversificar o seu dinheiro, tendo sua reserva de emergência segura em uma das aplicações citadas com liquidez diária, e diversificar investindo em outras aplicações, como por exemplo Fundos Imobiliários e ações.

É exatamente por nossa taxa básica de juros (SELIC) estar baixa e a economia aquecida, que a renda variável acaba pagando muito bem, portanto você irá balancear a conta no final e ter uma rentabilidade saudável na sua carteira.

Marcação a Mercado

marcação a mercado

Mas claro, temos os títulos prefixados e indexados à Inflação, como o Tesouro IPCA por exemplo. Mas por quê eles não são indicados para reserva de emergência?

Esses títulos possuem o que chamamos de marcação a mercado, isso quer dizer que, se você fizer um investimento com uma taxa prefixada, e de repente a taxa de juros começa a subir, se você precisar resgatar o dinheiro você terá um deságio, ou seja, um título desvalorizado.

Vamos à um exemplo

Imagine que você comprou um título prefixado que te paga 6% ao ano, e depois de 12 meses a taxa juros sobe e o mesmo título começa a pagar 10%. Este título, caso você precise vender antes da data de vencimento, terá uma depreciação.

Ninguém irá comprar o seu título a 6% ao ano se hoje o mesmo título está pagando 10% ao ano, logo você perderá dinheiro ao vender este título antes da data de vencimento.

O Inverso é também é verdadeiro, se você comprar um título a 6% ao ano e a taxa cair para 4% ao ano, a sua venda lhe renderá um bom dinheiro pela diferença, exatamente por estar pagando mais do que o mercado, porém não podemos contar com a sorte, não é mesmo?

Considerações finais para sua reserva de emergência

Consideracoes finais

Você precisa de um dinheiro em caixa, isso é certo. Se está ou não abaixo da inflação, você precisa ter. Claro que devido a isso você não me vai deixar o seu dinheiro na poupança, pois vai acabar rentabilizando extremamente pouco, então por favor, vai em uma das aplicações acima citadas.

Por mais que você seja conservador, você para ter uma rentabilidade maior, é extremamente necessário que você diversifique sua carteira balanceando seus investimentos no mercado também de variáveis, se corre um risco sim, porém é ideal que o acompanhamento seja feito e se possível por um profissional (Assessoria de Investimentos) para que você fique mais tranquilo quanto aos seus investimentos.

Assessoria de Investimentos

Espero ter te ajudado com este conteúdo, caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários, compartilhe com mais pessoas para que elas também não percam poder de compra, principalmente com a Poupança!

Eu sou James Green e fico por aqui, até a próxima!

James GREEN

Por James GREEN

Desde os 18 anos de idade trabalhou no meio de investidores na Bolsa de Valores, e conforme o tempo foi passando a convivência foi lhe trazendo um grande conhecimento e experiência. Hoje Green tem 31 anos, é investidor e educador financeiro, colunista do Caminho para Riqueza e possui seu próprio canal no YouTube onde passa toda sua experiência e conhecimento para o máximo de pessoas que conseguir. INSTAGRAM: @jamesgreenoriginal FACEBOOK: @jamesgreenoficial YOUTUBE: /jamesgreenoriginal

Comentários