Com a queda da ordem de 36% do IBOVESPA no ano, ações que antes estavam bem caras e você não olhava, talvez tenham agora ficado bastante atrativas.
Da mesma forma, fundos de ações renomados que estavam fechados há alguns anos foram reabertos para captações, com entrada de novos cotistas ou permitindo aportes adicionais de atuais investidores.
E é dentro deste nível de incerteza ao qual apareceram algumas oportunidades, e então qual a melhor forma de você investir na bolsa com a crise?
A questão hoje é muito relativa quanto a perfil de risco de cada investidor, porém com a atual situação de grandes desvalorizações e muita volatilidade, até os investidores de mais riscos acabam por ficar mais cautelosos.
Embora iremos falar de qual opção investir, é importante conter todas elas em portfólio, até porque você sabe que a diversificação é o melhor caminho para bons investimentos, correto?
Fundos de ETFs são uma opção bem interessante de investimento quando pensamos em diversificação, porém dentro do cenário atual eles são mais atrativos para quem está de olho em aproveitar a expansão do índice de referência em uma retomada da crise, em meio ao potencial de retorno no curto prazo.
Alguns gestores sugerem o aumento de forma gradual dado o preço atrativo, porém você tem de ficar atento aos seguintes detalhes:
Já os Fundos de ações, que na crise de 2008 tivemos diversos fundos, que não só caíram menos que o IBOVESPA, como também no ano seguinte tiveram performance melhor (outperformar), com consistências a bolsa e altas entre 90% e 197%.
Fora que eles têm o benefício de não ter de estudar e aprender sobre as empresas, pois os gestores farão este estudo e acompanharão o desempenho dos ativos para você, logo a chance de ter sucesso é maior do que se você comprasse ações diretamente, tudo que você precisa é conhecer bem a gestora do fundo que se vai aplicar.
Se atente também às suas características:
Quanto a investimentos em ações diretamente, o benefício é de altos ganhos na valorização de longo prazo, porém terá de ter estômago para grandes desvalorizações no presente e saber segurar o planejamento.
Mesmo assim é importante estar atento, pois ao que tudo indica a bolsa não terá uma recuperação tão rápida, e isso pode fazer com que seu planejamento financeiro seja postergado por um tempo.
Vale lembrar que o nível de incerteza hoje é maior do que foi em 2008, logo a recomendação é que você tenha um caixa fortalecido e entender qual é a função desses ativos em seu portfólio, ou seja, qual o seu objetivo financeiro com estas ações que você vai comprar agora?
Veja suas características:
Importante salientar que não existe certo ou errado dentro deste contexto, e não existe o melhor lugar para se investir, o que você precisa entender é quais destes investimentos hoje fazem mais sentido para o seu perfil de investidor e para os seus objetivos, com isso em mente tudo que eu falei provavelmente já acendeu o melhor investimento para você focar neste momento atual.
Meu nome é James GREEN e até a próxima.