Onde investir com a crise? ETF – Fundos – Ações.

Com a queda da ordem de 36% do IBOVESPA no ano, ações que antes estavam bem caras e você não olhava, talvez tenham agora ficado bastante atrativas.

Da mesma forma, fundos de ações renomados que estavam fechados há alguns anos foram reabertos para captações, com entrada de novos cotistas ou permitindo aportes adicionais de atuais investidores.

E é dentro deste nível de incerteza ao qual apareceram algumas oportunidades, e então qual a melhor forma de você investir na bolsa com a crise?

A questão hoje é muito relativa quanto a perfil de risco de cada investidor, porém com a atual situação de grandes desvalorizações e muita volatilidade, até os investidores de mais riscos acabam por ficar mais cautelosos.

Embora iremos falar de qual opção investir, é importante conter todas elas em portfólio, até porque você sabe que a diversificação é o melhor caminho para bons investimentos, correto?

Investimento em Fundos de ETF

Fundos de ETFs são uma opção bem interessante de investimento quando pensamos em diversificação, porém dentro do cenário atual eles são mais atrativos para quem está de olho em aproveitar a expansão do índice de referência em uma retomada da crise, em meio ao potencial de retorno no curto prazo.

ETF - ebook - caminho para riqueza

Alguns gestores sugerem o aumento de forma gradual dado o preço atrativo, porém você tem de ficar atento aos seguintes detalhes:

  •     ETFs são fundos de ações ou renda fixa de gestão passiva, que tem como objetivo replicar o desempenho de um índice, como por exemplo, o próprio Ibovespa.
  •     Podem incluir taxas de custódia, administração, corretagem e emolumentos cobrados pela B3
  •     E possuem alíquota de 15% sobre os lucros obtidos na venda, em caso de renda variável, e estes que são de responsabilidade do investidor declarar.

Investimento em Fundos de Ações

Já os Fundos de ações, que na crise de 2008 tivemos diversos fundos, que não só caíram menos que o IBOVESPA, como também no ano seguinte tiveram performance melhor (outperformar), com consistências a bolsa e altas entre 90% e 197%.

Fora que eles têm o benefício de não ter de estudar e aprender sobre as empresas, pois os gestores farão este estudo e acompanharão o desempenho dos ativos para você, logo a chance de ter sucesso é maior do que se você comprasse ações diretamente, tudo que você precisa é conhecer bem a gestora do fundo que se vai aplicar.

Crise Coronavírus retangular

Se atente também às suas características:

  • Um fundo é uma carteira de ativos de renda variável administrada por um gestor
  • Possui taxa de administração e taxa de performance
  • Possui alíquota de 15% sobre os rendimentos obtidos no resgate, porém o IR é retido na fonte

Investimento em ações

Quanto a investimentos em ações diretamente, o benefício é de altos ganhos na valorização de longo prazo, porém terá de ter estômago para grandes desvalorizações no presente e saber segurar o planejamento.

Mesmo assim é importante estar atento, pois ao que tudo indica a bolsa não terá uma recuperação tão rápida, e isso pode fazer com que seu planejamento financeiro seja postergado por um tempo. 

ebook-dividendos-acoes

Vale lembrar que o nível de incerteza hoje é maior do que foi em 2008, logo a recomendação é que você tenha um caixa fortalecido e entender qual é a função desses ativos em seu portfólio, ou seja, qual o seu objetivo financeiro com estas ações que você vai comprar agora?

Veja suas características:

  • Compra direta de ações na bolsa pelo próprio investidor, através do home broker de um banco ou corretora
  • Podem incluir taxa de custódia, corretagem e emolumentos cobrados pela B3
  • Alíquota de 15% sobre os lucros obtidos na venda, estes que são de responsabilidade do investidor declarar.
  • Há isenção de IR para vendas de até 20 mil reais em um mês.

Importante salientar que não existe certo ou errado dentro deste contexto, e não existe o melhor lugar para se investir, o que você precisa entender é quais destes investimentos hoje fazem mais sentido para o seu perfil de investidor e para os seus objetivos, com isso em mente tudo que eu falei provavelmente já acendeu o melhor investimento para você focar neste momento atual.

Meu nome é James GREEN e até a próxima.

Assessoria de Investimentos para crise
James GREEN

Por James GREEN

Desde os 18 anos de idade trabalhou no meio de investidores na Bolsa de Valores, e conforme o tempo foi passando a convivência foi lhe trazendo um grande conhecimento e experiência. Hoje Green tem 31 anos, é investidor e educador financeiro, colunista do Caminho para Riqueza e possui seu próprio canal no YouTube onde passa toda sua experiência e conhecimento para o máximo de pessoas que conseguir. INSTAGRAM: @jamesgreenoriginal FACEBOOK: @jamesgreenoficial YOUTUBE: /jamesgreenoriginal

Comentários