fbpx

Onde está o Cometa Halley?

Na idade média a passagem de um cometa era aguardada com certo mal-estar. O cometa Halley é um dos cometas mais famosos que cruzam a Terra.

Em 1986, para quem se lembra, o cometa Halley deu as caras em nosso céu. O Halley vai voltar a dar as caras em nosso céu terrestre somente em 2061. Até lá, o cometa seguirá cumprindo sua rota bem longe do planeta Terra.

Retorno a cada 76 anos

A trajetória do Cometa Halley começou a ser conhecida pelo início do milênio (por volta do século 1 D.C), porém somente em 1696 que o astrônomo Edmond Halley comprovou por meio de cálculos que sua passagem pela Terra ocorria a cada 76 anos.

Edmond Halley previu que no ano de 1758 um cometa cruzaria o Sistema Solar. Ele foi o primeiro astrônomo a teorizar que os cometas seriam objetos periódicos e devido a essa previsão para o ano de 1758, em sua homenagem, o cometa passou a ser chamado cometa Halley.

Segundo informação da ESA (Agência Espacial Europeia), o cometa Halley teria sido observado pela primeira vez em 239 a.C. Outro estudo, porém, diz que essa data é mais distante: os gregos antigos, em 466 a.C, teriam sido os primeiros a observar o cometa cruzando o céu terrestre.

Final de 2023

O Halley visita a Terra a cada 76 anos, sua última aparição foi em 1986 e antes disso 1910. Em 1986 ele ficou (razoavelmente) visível até mesmo a olho nu.

Estima-se que o cometa Halley irá atingir o ponto mais distante do Sol no final de 2023. Nesse ano, o cometa estará a 5,3 bilhões de km do Sol, e, então, irá iniciar seu caminho de volta para, somente em 2061 visitar novamente o nosso planeta.

orbita-cometa-halley

Halley na idade média

As pessoas na idade média acompanhavam as passagens dos cometas com grande temor, com sentimentos de angústia. O que geravam um certo mal-estar, pois relacionavam os cometas com um sinal de indignação divina.

Eram como reclamações, segundo Georg Blattman, dizendo:

Mudem seu modo de pensar!

Assim, esperavam dos aparecimentos de cometas os piores efeitos: pestilências, guerras e outras epidemias, etc.

Toda a vida pode começar de novo

Ainda segundo Blattmann, após a passagem de um cometa o mundo se encontraria como que recriado, e os homens têm-se a seguinte sensação: agora toda paisagem pode recomeçar a viver, e junto com toda natureza podem-no as criaturas, os animais e o homem.

Depois disso podia-se dizer: o ar ficou limpo, o espírito pode respirar! Toda a vida pode começar de novo, refrescada. Era desse modo que eram sentidos os cometas.
(Georg Blattmann)

Crise Coronavírus retangular

Pandemia versus efeito dos Cometas

Agora, vamos imaginar que essa pandemia (Coronavírus) reflita um pouco o efeito de um cometa na Idade Média. E, após estes efeitos o mundo vai poder respirar de novo, de forma mais refrescada.

Será que uma nova pandemia e crise econômica como esta só daqui 76 anos? O que podemos esperar com o fim desta pandemia? Um novo começo? Assim como as pessoas sentiam-se na idade média?

Faça parte do grupo de Telegram do Caminho para Riqueza, receba nossas atualizações diárias.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários