fbpx

Objetivos ao comprar ações, segundo Décio Bazin

Conheça os quatro objetivos para comprar uma ação, segundo Décio Bazin, e saiba um pouco mais sobre a diferença entre cada um destes objetivos.

Os quatro objetivos de um investidor ao comprar ações

Segundo Décio Bazin, autor do famoso livro “Faça Fortuna com Ações” um dos poucos livros que Luiz Barsi indica a leitura, os principais objetivos para se comprar ações são:

  • Especular, comprando e vendendo para tentar ganhar em prazo curto;
  • Adquirir uma reserva de valor como garantia contra a desvalorização da moeda;
  • Melhorar a posição na companhia, para quem já é acionista;
  • Comprar o controle da empresa.

Especular, comprando e vendendo

Este é o investidor que não tem foco nenhum no fundamento, ele olha o preço e caso esteja interessante. Pode-se para isso avaliar via Valor Intrínseco ou mesmo análise técnica, fibonacci, médias móveis, etc.

O investidor trader que investe com day trade ou swing trade é o especulador, e isso não é bom ou ruim, sendo apenas um dos objetivos de se comprar ações, conforme coloca o Décio Bazin.

Reserva de valor como garantia contra a desvalorização da moeda

Neste caso o investidor busca um investimento onde ele proteja o seu capital. A princípio isto pode ser feito com investimento em tesouro selic, mas no caso aqui estamos falando do investidor de bolsa. Este investidor deseja manter o seu dinheiro de investimento em Bolsa, com o objetivo de garantir que o seu patrimônio financeiro não se desvalorize.

O investidor com este objetivo não tem preocupação com o preço justo da ação, ao mesmo tempo este é um investidor buy and hold, no geral.

Melhorar a posição na companhia, para quem já é acionista

Aumentar a posição na companhia, no geral, é a postura do investidor de longo prazo. Aquele investidor que através de uma avaliaçãp profunda decide tornar-se um sócio da companhia. Com esta atitude este investidor compra sempre que possível, principalmente num momento de baixa, quando a ação está subavaliada.

Crise Coronavírus retangular

Este investidor pode ganhar com dividendos, com a venda de parte das ações em momentos de grande otimismo, ou até mesmo com práticas mais avançadas como aluguel de ações e venda coberta com opções.

Comprar o controle da empresa

Neste cenário, o de adquirir ações para tomar o controle de uma empresa, não vemos aqui o investidor pessoa física. Neste caso temos os gestores de grandes fundos ou grupos corporativos, que se utilizam do mercado de ações para comprar as ações ordinárias da companhia alvo, para assim obter o controle majoritário da companhia.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários