fbpx

Qual objetivo da diversificação de investimentos?

Quando o mercado financeiro apresenta bom desempenho, e um investidor não recebe o retorno que gostaria, é importante lembrar que o objetivo da diversificação de investimentos não é de maximizar os retornos, mas sim minimizar prejuízos.

Limitando a exposição a prejuízos

A importância de diversificar um portfólio é ajudar a reduzir a exposição a prejuízos significativos no mercado financeiro. Em alguns casos, a diversificação também pode limitar a extensão de uma alta de ganhos.

Minimizar prejuízos

Quando o mercado apresenta bom desempenho, e um investidor não recebe o retorno que gostaria, é importante lembrar que o objetivo da diversificação não é de maximizar os retornos, mas sim minimizar prejuízos.

Necessidade

Considero a diversificação de investimentos uma necessidade, ou quase um princípio a se seguir, logo que o investidor inicia seus primeiros aportes de dinheiro na corretora de valores.

Benefícios de um portfolio diversificado

Alguns benefícios de uma carteira de investimentos diversificada estão listados a seguir. Par quem já é investidor e possui uma carteira de investimentos observe se a mesma reflete estes itens.

Mitigação de riscos

A diversificação entre diferentes classes de ativos financeiros e setores do mercado reduzem os investimentos correlacionados e protegem seus investimentos contra quedas do mercado.

Green leaves of medicinal cannabis with extract oil

Investir em um fundo cambial e no ETF BOVA11 é praticamente um investimento de hedge, pois no geral quando um sobe o outro cai. Evitar e mitigar riscos também é pensar em fazer hedge de seus investimentos.

Outra forma de mitigar riscos é investir no exterior através de um fundo exposto a ações ou ETFs de fora, como por exemplo o fundo de ações de empresas de cannabis dos EUA, CAN e ING.

Obviamente a mitigação de riscos somente vai acontecer dentro de um plano de investimentos onde faça sentido as aplicações acima citadas, para que assim elas possam funcionar como tal.

Ajuda a melhorar os retornos

Investir em diferentes classes de ativos pode ajudar a melhorar os retornos e reduzir a volatilidade dos retornos de longo prazo. Para isso seguir uma regra para alocação de ativos vai ajudar muito.

Alocação de ativos

Na verdade deveria estar fora de diversificação de investimentos, mas resolvi colocar aqui para lembrar que é importante alocar seus ativos na carteira seguindo alguma regra de alocação de ativos, por exemplo:

  • 50% em renda variável (ações, ETF, commodities, FII, fundo ações, etc);
  • 50% renda fixa (tesouro, CDB, CRA, fundos DI, etc).

E, manter a alocação seguindo este equilíbrio, realocando os ativos a cada 3 meses, 6 meses ou 1 ano.

Quer investir com uma carteira diversificada?

É totalmente possível fazer isto por conta própria, mas se você é muito ocupado e o seu tempo é curto, talvez considerar o trabalho de um assessor de investimentos seja uma boa idéia. Eu costumo investir de ambas as formas, por conta própria e também com um assessor de investimentos.

guia-montar-sua-carteira-investimentos-diversificada

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de ações desde 2008 e escreve sobre investimentos e tecnologia. É sócio e autor no blog caminho para riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários