O que são proventos e quais tipos existem na bolsa brasileira

Por Éverton Gaucho - 06/10/2020
.

Os proventos são tipos de remuneração que uma ação da Bolsa paga ao seu acionista. Geralmente vêm através de dividendos, mas podem também ser juros sobre capital próprio (JSCP). Sendo estes dois os mais comuns.

O que são proventos?

Neste artigo o investidor vai conhecer os quatro tipos de proventos, sendo os dois mais comuns: dividendo e JCP – juros sobre capital próprio.

Tipos de proventos

Na Bolsa de Valores brasileira existem, até o momento, quatro tipos de proventos.

Dividendo

Dividendos são entendidos como uma parte dos lucros de uma empresa, que ela pretende distribuir entre os acionistas. Luiz Barsi é um dos investidores que gosta de olhar para os dividendos de uma empresa.

Para pagar os dividendos calcula-se proporcionalmente em relação ao número de ações possuídas por cada sócio/acionista. O investidor que tem ação da empresa é um sócio dela, portanto tem direito a receber dividendo dela.

Ao definir o valor que será distribuído, este valor total é dividido pelo número total de ações, para que se saiba os dividendos por ação.

ebook manual dos dividendos

Juros sobre Capital Próprio

Este é um tipo de provento que só existe no mercado brasileiro. Também conhecido pela sigla JCP ou JSCP.

A diferença em relação ao dividendo diz respeito a declaração de imposto de renda. No caso do JSCP recebidos no ano, estes deverão ser lançados na seção de rendimentos com tributação exclusiva, no seu imposto de renda pessoa física.

Direito de Subscrição

Este tipo de provento ocorre quando a empresa decide aumentar o seu capital e colocar mais ações no mercado. Sendo assim a empresa concede o direito de subscrição aos seus acionistas, de adquirir as novas ações emitidas pela companhia.

Ultimamente subscrições vêm ocorrendo bastante com fundos imobiliários.

Bonificação

A bonificação é um tipo de provento que é pago em ações. A bonificação é um distribuição automática de ações para os acionistas, que passam a ter mais ações da empresa.

Este tipo de provento ocorre porque a empresa decide incorporar parte do lucro em reservas no seu capital social e para isso ela emite uma quantidade de ações proporcional a esse valor.

Dividend Yield

O DY é o indicador fundamentalista que vai mostrar o retorno em proventos daquela ação (ou empresa).

O Dividend Yield indica, em porcentagem, quanto a empresa pagou em proventos nos últimos 12 meses, em relação ao preço atual da ação.

Com base neste raciocínio veja como é calculado o Dividend Yield. Lembrando que este é um indicador fundamentalista muito importante para o investidor com foco no Value Investing.

A fórmula do Dividend Yield

A fórmula do Dividend Yield é simples:

DY = Dividendos nos últimos 12 meses por ação / cotação atual da ação.

O resultado disto é que, por exemplo, MYPK3 (Iochpe-Maxion) tem o DY de 4,6%. Isto significa que MYPK33 pagou 4,6% em dividendos nos últimos 12 meses, sob a cotação atual da ação.

Se eu considerar a taxa Selic 2,5% ao ano, MYPK33 está pagando 2,1% a mais que a taxa Selic.

Como ter ações de dividendos em sua carteira de investimentos?

É importante fazer uma boa seleção de empresas pagadoras de dividendos. Para isso pode-se analisar empresas a partir da empresas que compõe o índice IDIV (Dividendos) da Bolsa B3.

Também é importante investir com objetivo claro e práticas seguras. O investidor pode contar com um assessor de investimento ou investir por conta própria.

Outra opção mais simples é investir em ETFs como a DIVO11 e BBSD11. Estes fundos de índice replicam a carteira de índice de empresas pagadoras de dividendos, o que facilita bastante a vida do investidor.

Investir no índice pode ser uma economia de tempo enorme e uma certa garantia de rendimento no longo prazo. Conheça John Bogle e sua forma de pensar os investimentos em seu livro “O Investidor de Bom Senso“.

etf ebook - fundo negociado em bolsa

Atualizado em 06/10/2020.
Artigo escrito em 28/10/2019/

Éverton Gaucho

Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...