O que são proventos e quais tipos existem na bolsa brasileira

Os proventos mais comuns são dividendos e juros sobre capital próprio (JSCP) mas existem outras formas de remuneração.

O que são proventos?

Tipos de proventos

Na Bolsa de Valores brasileira existem, até o momento, quatro tipos de proventos.

Dividendo

Dividendos são entendidos como uma parte dos lucros de uma empresa, que ela pretende distribuir entre os acionistas.

Para repartir os dividendos faz-se proporcionalmente em relação ao número de ações possuídas por cada sócio. Se você tem uma ação da empresa que vai distribuir dividendos você é um sócio dela.

Ao definir o valor que será distribuído, este valor total é dividido pelo número total de ações, para que se saiba os dividendos por ação.

Saiba mais sobre dividendos em nosso Workshop abaixo ???

investir em dividendos

Juros sobre Capital Próprio

Este é um tipo de provento que só existe no mercado brasileiro. Também conhecido pela sigla JSCP.

A diferença em relação aos dividendos diz respeito a declaração de imposto de renda. No caso do JSCP recebidos no ano, estes deverão ser lançados na seção de rendimentos com tributação exclusiva, no seu imposto de renda pessoa física.

Direito de Subscrição

Este tipo de provento ocorre quando a empresa decide aumentar o seu capital e colocar mais ações no mercado. Sendo assim a empresa concede o direito de subscrição aos seus acionistas, de adquirir as novas ações emitidas pela companhia.

Bonificação

A bonificação é um tipo de provento que é pago em ações. A bonificação é um distribuição automática de ações para os acionistas, que passam a ter mais ações da empresa.

Este tipo de provento ocorre porque a empresa decide incorporar parte do lucro em reservas no seu capital social e para isso ela emite uma quantidade de ações proporcional a esse valor.

Como ter ações de dividendos em sua carteira de investimentos?

Assista o webnar sobre dividendos onde Daniel Guedine, educador financeiro, deixa claro como ações de dividendos podem compor a sua carteira de investimentos de forma a torná-la mais diversificada e com maiores oportunidades de rendimentos.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários