O índice S&P 500 (SPX) é um dos índices mais importantes da economia mundial, devido ao impacto que causa em outras bolsas no mundo. Este índice lista as 500 empresas large cap mais relevantes e negociadas nas bolsas norte-americanas (NYSE e Nasdaq).
Os ativos do Standard & Poor’s 500 (S&P 500) possuem oito critérios de elegibilidade. Alguns destes critérios são a capitalização de mercado, a liquidez, a classificação setorial, o período de tempo negociado publicamente e outros. De qualquer forma o S&P 500 deve sempre refletir as 500 ações mais importantes para o mercado financeiro norte-americano.
Na Bolsa B3 – antiga Bovespa, é possível comprar o índice S&P 500 na forma de uma ETF (Exchange Traded Funds ou Fundos Negociados em Bolsa).
Para comprar o índice S&P 500 é necessário adquirir o ETF IVVB11. Este ETF replica o índice S&P 500 e é possível o investidor comprá-lo diretamente através do home broker da corretora de valores.
A vantagem de investir neste ETF são duas ou mais:
Uma boa parte das ações que compõem o índice S&P 500 também podem ser adquiridas por si só, através da compra de BDRs na Bolsa brasileira B3.
O índice BDRX da Bolsa B3 lista todas as ações estrangeiras que são negociadas. Ações como:
A bolsa B3 tem o índice Ibovespa (IBOV) que lista as 50 ações mais importantes negociadas na bolsa de valores. O S&P 500 é o índice Ibovespa norte-americano.
O S&P 500 é um dos principais índices do mundo e empresas como Amazon, Apple, Coca-Cola, Facebook, McDonald’s e Nike fazem parte dele.
Para o investidor acompanhar alguns índices é importante, ao menos semanalmente. E qualquer dúvida mais técnica falar com o assessor de investimentos. Tanto podem ser índices gerais, como índices específicos. Em artigos futuros falarei sobre alguns índices específicos.