fbpx

O que é Value Investing?

Antes de Benjamin Graham, investir na Bolsa de Valores era como uma aposta de bar. Graham formatou e defendeu o value investing ou investimento em valor, de forma que investidores tão geniais quanto ele investissem o próprio dinheiro seguindo seus princípios.

Investir e especular

Para Graham, investir é a atividade de empregar o dinheiro em ativos financeiros com o objetivo de obter um benefício econômico direto. Este benefício econômico pode ser um dividendo, o recebimento de um aluguel ou uma taxa de juros.

Especular é a atividade de empregar capital em instrumentos na expectativa de vendê-los a um terceiro com um lucro.

Margem de segurança

O conceito de value investing está muito relacionado a margem de segurança. Manter um margem de segurança é, por exemplo, ter uma reserva de emergência antes de investir em renda variável.

Investimento em Valor

O value investing é selecionar os ativos para investir olhando o valor intrínseco do ativo. Um value investor busca ativos que possuem um valor acima do preço pelo qual está sendo cobrado.

Digamos que a ação o Magazine Luiza (MGLU3) está 10 reais. Através da análise fundamentalista o value investor descobre que o valor desta ação é 12 reais e portanto seu preço de 10 reais a torna uma boa oportunidade de compra.

Graham estabeleceu alguns princípios, porém a aplicação destes princípios de value investing acontecem de forma diferente para cada investidor em valor, e isto é o que fazem grandes investidores de valor pensarem diferente.

eBook magazine luiza ações

Análise fundamentalista

Com isso, o value investing induz o investidor a analisar as empresas no qual pretende investir pelo olhar da análise fundamentalista.

De uma maneira qualitativa, onde ao adquirir papéis de ações destas empresas, esteja se tornando sócio e participando de seus resultados. Este procedimento, segundo Benjamin Graham, seria o oposto da especulação.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita

Investidores do “Value Investing”

Investidores de destaque que pensam com a filosofia de investimento de valor (value investing), são:

Obviamente, conforma já dito, estes investidores não pensam igual, porém todos seguem ou seguiram os princípios fundamentais do investimento em valor.

Investindo com value investing

O processo de investir utilizando o value investing diz respeito ao cuidado na escolha dos investimentos, sempre olhando o valor intrínseco dos investimentos.

O investidor pode realizar está avaliação por conta própria, é o mais indicado, porém nem sempre isto é possível. Neste caso um assessor de investimento de qualidade pode ajudar nesta etapa.

Atualizado em 28/06/2020
Escrito em 18/02/2020

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários