fbpx

O Que é Valor Intrínseco?

Benjamin Graham, criador do value investing, desenvolveu um cálculo simples para descobrir o valor intrínseco de uma ação. Com o valor intrínseco de uma ação em mãos o investidor pode facilmente decidir o melhor entre comprar, vender, ou apenas aguardar.

Graham definiu seu método de cálculo para escolher boas ações. Através deste cálculo Graham conseguia escolher as ações que estavam subvalorizadas. Ele chamava de valor intrínseco de uma ação.

Indicadores para o valor intrínseco

Existem dois indicadores importantes utilizados para se calcular o valor intrínseco da ação de uma empresa listada na Bolsa de Valores.

O Patrimônio Líquido da empresa é um número que informa a riqueza de uma organização, e é a diferença entre o ativo e o passivo da organização. Este número é utilizado para formar os dois indicadores para o cálculo do Valor Intrínseco: VPA e LPA.

Valor Patrimonial por Ação – VPA

O VPA de uma ação é dado pela divisão do Patrimônio Líquido pelo Número Total de Ações emitidas da empresa na bolsa.

Lucro por Ação – LPA

O indicador LPA é calculado ao se dividir o Lucro Líquido da empresa pelo Número Total de Ações emitidas da empresa na bolsa.

Crise Coronavírus retangular

Calculando o valor intrínseco de uma ação

De acordo com Benjamin Graham, o cálculo para chegar ao valor intrínseco de uma ação é o seguinte:

VI = [raiz quadrada] 22,5* LPA * VPA

Onde, VI é “Valor intrínseco”, LPA é “Lucro por ação” e VPA é “Valor patrimonial da ação”.

Os dois indicadores importantes que o investidor deve saber sobre a ação é o VPA e o LPA. O site Fundamentus disponibiliza estes dois indicadores para cada ação.

Caso o investidor desejar calcular o Valor Intrínseco por conta própria será necessário buscar na área de RI (Relacionamento com os Investidores) do site das empresas, o último balanço patrimonial. Lá será possível encontrar o lucro líquido e o patrimônio líquido. Com estas duas informações é possível calcular o VPA e o LPA usados para o cálculo do Valor Intrínseco.

Quando usar e quando não usar o Valor Intrínseco

Para todos os investidores que investem com a filosofia do Value Investing o uso do cálculo do Valor Intrínseco é indicado. Apenas atentar-se para o fato de que o uso do valor intrínseco só funciona para empresas que possuam lucros constantes.

Para empresas que apresentam características diversas, apesar de serem interessantes para investir, será necessário utilizar métodos mais robustos para avaliar o valor que possuem realmente.

Convido você a participar de nosso grupo no Telegram, clicando abaixo.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários