O que é um fundo de índice?

Por Éverton Gaucho - 02/10/2020
.

O fundo de índice é um fundo de investimento negociado em Bolsa, é também chamado pela sigla ETF (Exchange Traded Fund). Entre suas vantagens estão as taxas mais baixas, entre 0,2 e 0,5% ao ano.

O Investidor de Bom Senso

Trata-se de um fundo que aplica em um índice ou indicador, desta forma o investidor aplica o seu dinheiro no índice, como por exemplo o índice Ibovespa, o índice S&P 500 ou o índice de Small Caps da Bolsa, o SMLL, além de vários outros.

Um fundo de índice também é mais conhecido como ETF ou Exchange Traded Fund. A ETF foi criada por John Bogle da Vanguard Funds, nos EUA, e rapidamente espalhou-se pelo mercado financeiro mundial.

O primeiro fundo de índice da Vanguard de John Bogle era um ETF que replicava o índice do S&P 500. A performance deste índice motivou investidores como Warren Buffett a dizer coisas como:

Grande parte dos fundos de investimentos não superam o índice da bolsa no longo prazo.
(Warren Buffett)

John Bogle sintetizou dua sabedoria como investidor no livro “O Investidor de Bom Senso“, já lançado no Brasil em português.

Investindo no índice

As ETFs que hoje estão disponíveis para investimento na Bolsa brasileira investem nos seguintes índices:

  • Ibovespa;
  • IBrX-50;
  • IBrX-100;
  • SMLL;
  • S&P500;
  • IDIV;
  • IFNC;
  • IGCT;
  • IMAT;
  • ISE;
  • ICO2.

Diversificação de investimentos

Um dos princípios que motivou a criação do fundo de índice, por John Bogle, foi possibilitar ao pequeno investidor diversificar a sua carteira de investimentos pagando uma baixa taxa de administração.

Como o ETF busca atingir a performance do indicador (ou índice), o investidor não é obrigado a tomar o risco de apenas alguns poucos ativos financeiros, por exemplo.

caminho para riqueza no telegram

Investindo na Bolsa

Uma facilidade dada pelo investimento em um fundo de índice é o investimento na Bolsa de Valores, já que boa parte dos fundos de índice aplicam em índices de ações, como os índices Ibovespa e IBrX (50 e 100).

Desta forma o ETF proporciona uma diversificação de investimento antes impensável. Isto é, um tipo de exposição ao mercado acionário de uma forma simples.

Como investir no índice?

Apenas inicie com uma conta em uma corretora de valores. Em seguida à aprovação de sua conta de investimento utilize-se da plataforma de Home Broker para operar o ativo que desejar, no caso uma ETF.

Alguns ativos de ETF são:

Aprenda mais no ebook que escrevemos sobre ETF. Assine nosso boletim semanal e seja avisado de novos conteúdos.

etf ebook - fundo negociado em bolsa

Atualizado em 02/10/2020.
Artigo escrito em 20/01/2020.

Éverton Gaucho

Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...