fbpx

O que é o Relacionamento com Investidores (RI) nas empresas

O RI das empresas é um importante aliado do investidor acionista da empresa. Conheça um pouco mais sobre como se beneficiar do Relacionamento com os Investidores – RI.

O que é o RI

A área de Relacionamento com os Investidores faz parte de toda empresa que possui ações na Bolsa de Valores. O RI é o conjunto de atividades, métodos e técnicas que propicia a interação das áreas de Contabilidade, Planejamento, Comunicação, Marketing e Finanças.

O RI tem o propósito de estabelecer uma ligação entre a administração da empresa, os acionistas (e seus representantes) e os demais agentes que atuam no mercado de capitais.

Instituto Brasileiro de Relações com Investidores

O IBRI foi fundado em 1997 e busca intensificar a participação na discussão de temas ligados às atividades de RI junto às autoridades reguladoras, aos legisladores e entidades do poder público, com objetivo de desenvolver o mercado de capitais.

Para o profissional que deseja atuar na área de RI o IBRI criou a certificação CPRI – Certificação do Profissional de Relações com Investidores.

Empresas que pagam dividendos

Entre os acionistas que investem em empresas que pagam dividendos, estar atento ao site de RI das empresas pode fazer certa diferença. Além da divulgação de resultados e notícias relevantes é por lá que sabe-se, em primeira mão, sobre a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio.

Algumas empresas que pagam dividendos periódicos e fazem ótimo trabalho de relacionamento com os investidores:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Engie Brasil
  • Copel
  • Itaú Unibanco
  • Sanepar
  • AES Tietê
Crise Coronavírus retangular

Empresas com ótimos RIs

No geral as empresas blue chips da bolsa de valores possuem o Relacionamento com Investidores bem estruturado. Empresas como Itaú, Banco do Brasil, Petrobrás possuem um RI organizado e estruturado, com informações, eventos e documentos disponibilizados periodicamente para os acionistas.

RI e os acionistas

O acionista atencioso assina o mailing do RI da empresa e está sempre atento as datas mais importantes do calendário de atividades para o RI divulgado pela empresa, sendo a Divulgação de Resultados um dos mais aguardados.

O investidor de valor atento sempre acompanha o RI das empresas que investe. Hoje em dia quase todo este trabalho do investidor pode ser feito pelo site de RI da empresa. Nos últimos anos alguns sites de RI tiveram um salto de qualidade enorme.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários