O que é prosperidade financeira e como alcançá-la?

O que é ser bem-sucedido para você? Para alguns, significa ter uma boa casa e um bom emprego, enquanto para outros tem a ver com o acúmulo contínuo de patrimônio. Seja qual for o seu entendimento, saber como alcançar prosperidade financeira é importante para se sentir satisfeito com a própria vida.

Ao seguir esse caminho, o seu orçamento deixa de ser um problema e passa a trabalhar junto com você para alcançar objetivos. Isso também tem a ver com:

  • liberdade,
  • autonomia,
  • segurança e,
  • pensamento no futuro.

Visando prepará-lo para mudar a sua vida, veja neste artigo como alcançar prosperidade financeira. Confira!

Afinal, o que é prosperidade financeira?

De acordo com o Dicionário Michaelis, prosperidade é o

“estado ou qualidade do que é próspero”

ou

“situação que revela sucesso financeiro, acúmulo de bens e capital; fortuna, riqueza”.

O Dicionário Aurélio complementa a ideia, afirmando que se trata de “felicidade, ventura”.

Portanto, a definição de prosperidade financeira se relaciona com as coisas que as suas finanças trazem para a sua vida. Ela não está tão ligada à quantidade, mas, sim, ao aspecto qualitativo.

Uma pessoa que ganha muito dinheiro, mas está endividada não é próspera financeiramente. Já alguém que tem um salário modesto, mas que o utiliza corretamente tem mais dessa qualidade em sua vida.

Esse elemento está diretamente ligado ao relacionamento com o dinheiro. Ser próspero significa ter uma relação saudável com as finanças, tornando-as uma fonte de conquistas e não de problemas.

Guia de Planejamento Financeiro Pessoal e investimentos

Por que é importante?

Alcançar a prosperidade financeira é uma meta capaz de mudar a sua vida para melhor. Ao consolidar esse aspecto, uma das primeiras consequências é o aumento da tranquilidade. A segurança do orçamento fica maior, o que gera maior planejamento. Ou seja, é mais fácil se preparar para o futuro, evitando a escassez de recursos.

Há também uma mudança na relação com as finanças. Sendo próspero, você deixa de correr atrás de dinheiro e de lutar contra o orçamento. Em vez disso, começa a pensar em construir patrimônio e a utilizar os elementos de forma inteligente. A partir desse momento, os recursos financeiros trabalham para você.

Como alcançar prosperidade financeira?

Para chegar a esse patamar, não é preciso ter um registro de vários dígitos no holerite. O importante não é quanto você ganha e, sim, como esses recursos são utilizados. Essa é uma mudança de paradigma e que tem tudo a ver com o seu sucesso.

Quer saber como alcançar a prosperidade financeira? Então veja 5 dicas imperdíveis abaixo:

Acabe com as dívidas

Não existe prosperidade financeira que resista a um orçamento com dívidas. Em uma analogia, é como estar em um barco furado e tentar tirar continuamente a água de dentro. A menos que conserte o problema, todos os seus esforços serão inúteis.

Porque as dívidas funcionam como verdadeiros ralos de dinheiro, é fundamental eliminar todos os débitos. Esse é o primeiro passo rumo a uma vida financeira saudável. E isso exige disciplina e atuação estruturada — e, às vezes, radical.

Considere quebrar os seus cartões de crédito. Eles são terríveis ferramentas de gastos descontrolados, além de possuir taxas de juros altíssimas. Também é importante comprar de maneira consciente, deixando de lado aquilo que não agrega nada ao seu estilo de vida.

44 citacoes inspiradoras sobre prosperidade financeira

Poupe sempre

Não importa o quanto você ganha: sempre é possível poupar. Esse pensamento precisa estar vivo em sua memória, pois é desse jeito que a engrenagem da prosperidade começa a funcionar.

Assim que receber o seu salário, separe imediatamente uma parte. Essa quantia deve ser poupada mensalmente, de modo a ajudar a construir o patrimônio.

Se a sua situação ainda não é completamente favorável, comece poupando pouco. Porém, crie esse hábito quanto antes para garantir um excelente desempenho.

Aprenda a investir

Você poupou o dinheiro, mas como alcançar a prosperidade financeira com essa ação? A resposta é bem simples: fazendo investimentos assertivos e interessantes. Ao aplicar o seu montante, será possível obter rentabilidade, aproveitando os juros compostos.

Ou seja, deixar o seu dinheiro em uma alternativa de investimento garante que ele trabalhe para você, ajudando a construir o patrimônio que traz segurança e bons rendimentos.

Guia prático aprenda como começar a investir na Bolsa de Valores - banner

Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso ter uma grande quantia. Há vários investimentos acessíveis para valores menores, sendo uma opção de fácil acesso para todos. Portanto, o importante é começar!

Para ter sucesso ao investir, é relevante reconhecer aspectos como objetivos, perfil de investidor e disponibilidade de recursos. Ao considerar todos esses fatores, o resultado será positivo.

Conte com um assessor de investimentos

O mercado de investimentos é vasto, cheio de características específicas e muda muito rápido. Não é impossível que um iniciante entenda esse universo, pois é algo que exige experiência.

Para potencializar as suas chances de obter um bom desempenho e conquistar o sucesso, vale a pena ter o apoio de um assessor de investimento. Esse profissional é capacitado e experiente no mercado e, por isso, é capaz de reconhecer quais são as suas necessidades e exigências.

A partir dessa orientação, você saberá onde é o melhor lugar para aplicar os seus recursos e qual é o jeito certo de chegar onde deseja. Isso traz maior segurança, melhor desempenho e um caminho rumo à prosperidade.

Faça agora uma consultoria de investimentos

Desenvolva a educação financeira

Um dos pontos relevantes para ter uma boa relação com o dinheiro é investir em educação financeira. Além de procurar livros sobre o assunto, é interessante mergulhar em conceitos e em orientações para fazer com que os seus recursos rendam.

Ao caprichar nesse aspecto, é possível organizar o orçamento de uma forma continuamente otimizada. Isso significa mais dinheiro disponível para poupar e investir — ou seja, melhor desempenho de patrimônio.

Por isso, mesmo que sinta que está no caminho certo de como alcançar prosperidade, não deixe de trabalhar a sua educação financeira. Reforce conceitos e estratégias e, assim, obtenha um desempenho cada vez melhor.

Sua relação com o dinheiro

Com essas dicas de como alcançar prosperidade financeira, você poderá mudar a sua relação com o dinheiro. Como consequência, ficará mais próximo do sucesso e da tranquilidade que esse aspecto traz.

Neste caminho os investimentos são muito importantes e alcançar essa desejada prosperidade financeira exige uma educação financeira continuada. Sugiro que assine nosso boletim por email, com novidades toda semana e avisos do webinar mensal, com conteúdo aprofundado.

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários