fbpx

O que é o Mercado?

Mercado financeiro, mercado de ações, mercado do ouro, mercado da prata, enfim, o que é o mercado? Esse entendimento vai ajudar o investidor a se situar melhor no ambiente dos investimentos. Acompanhe.

O investidor ouve muito falar do mercado, na maioria das vezes se referindo ao mercado financeiro, mas nem sempre ouve-se só sobre o mercado financeiro. Afinal, o que é o mercado?

O mercado é o sistema dentro do qual eu ofereço algo a você a fim de receber algo de você.
(Ludwig von Mises, economista)

De certa forma a sociedade desenvolve-se a partir deste ponto, do mercado, da cooperação pacífica entre indivíduos.

Nesta cooperação pacífica as pessoas estão realizando trocas de serviços e produtos. E, o mercado é exatamente a liberdade das pessoas de produzir, em qualquer quantidade ou qualidade, e a quem quer que os produtos se destinem. Este seria o mercado, segundo Mises.

Mercado financeiro

Muitas vezes, dentro do contexto de Bolsa de Valores, a palavra “mercado” apenas, refere-se ao mercado financeiro, mas isso muitas vezes pode confundir um investidor iniciante.

O mercado financeiro é o espaço, local, ou melhor, sistema que proporciona a realização de compras, vendas, aberturas, aluguéis, etc, de ativos financeiros, entre todos os negociantes autorizados a realizar transações na bolsa de valores. Neste caso falamos apenas da bolsa de valores, um dos mercados dentro do mercado financeiro.

caminho para riqueza no telegram

Metais Preciosos

Para o investidor em metais preciosos temos o mercado da prata, o mercado do ouro e até mercados mais específicos, como o mercado da platina e do paládio. Negociando neste mercado de metais preciosos o investidor pode comprar e vender, entre outras coisas.

Dinheiro

E como meio de troca, no mercado, temos o dinheiro. Hoje em dia o dinheiro assume muitas formas (papel, digital, cartão, etc), mas ainda assim é dinheiro.

Com o uso do dinheiro o processo de troca dentro do mercado é intensamente facilitado. O dinheiro é o meio mais aceito e mais usado como meio de troca.

Ouro como moeda

Em momentos de crise é esperado as pessoas correrem para os metais preciosos, ouro principalmente. Neste último mês o ouro teve um aumento de 19%. É um aumento surpreendente para uma commoditie que tem, geralmente, pouca alteração no seu preço em situação normal.

Sem dúvida o impacto mundial da crise coronavírus é a causa principal desta subida do ouro neste curto período. A prata, outro ativo também procurado nestes momentos de crise, também teve alta neste último mês.

ETF - ebook - caminho para riqueza

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários