fbpx

O que é o mercado secundário? [investimentos]

O mercado secundário é mais claro quando falamos de renda variável. Em uma analogia, é como uma feira onde os compradores (investidores?) compram e vendem os ativos (frutas e verduras) entre si.

Quando a negociação financeira ocorre no mercado primário a empresa recebe recursos, quando esta operação financeira ocorre no mercado secundário esta mesma empresa não recebe recursos, pois o ativo está sendo negociado entre dois investidores.

Mercado secundário para renda variável

O mercado secundário para os ativos de renda variável é a própria Bolsa de Valores, acessada através da plataforma de home broker da corretora de valores do investidor.

Lembrando que os ativos de renda variável negociados no mercado secundário são:

Todos estes ativos também podem ser negociados no mercado fracionário, falaremos sobre isso em um outro artigo.

Todos estes ativos financeiros pode ser negociados com outros investidores, compra e venda, via home broker da corretora de valores.

Mercado secundário para renda fixa

A negociação de títulos de renda fixa no mercado secundário não costuma ser tão fácil quanto é para os ativos de renda variável. Acompanhe.

Os títulos de renda fixa podem ser de origem:

  • Privada (emitidos por empresas, ex: Vale, Cosan);
  • Bancária (emitidos por Bancos, ex: Itáu, Bradesco);
  • Pública (emitidos pelo Governo Brasileiro).

Os títulos de renda fixa disponíveis para o investidor são:

Títulos bancários

No caso dos títulos bancários é preciso entrar em contato com o banco, e via gerente executar a operação de compra ou venda de CDBs/LCIs/LCAs.

No geral esse é o procedimento já que o Banco não disponibiliza em sua plataforma eletrônica um mercado secundário para os seus títulos bancários. Portanto, a negociação no mercado secundário somente pode acontecer com a ajuda de um funcionário do próprio banco, que a executa para o investidor.

Títulos privados

A emissão primária dos títulos de crédito privado são realizadas via corretora de valores. No caso do investidor querer vender um título de crédito privado antes do prazo de vencimento ele vai precisar entrar em contato com seu assessor de investimento para executar essa operação no mercado secundário de títulos privados. O mesmo vale para compra após o fechamento da subscrição.

Títulos públicos

No caso de títulos públicos existe o sistema Tesouro Direto que serve para compra e venda de títulos públicos no mercado secundário. Este sistema é acessível por qualquer investidor pessoa física.

Este procedimento também pode ser realizado com um assessor de investimento, via plataforma fechada da corretora, no caso do investidor não ter o hábito de utilizar o sistema Tesouro Direto.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários