fbpx

O dinheiro surgiu para que as pessoas se relacionassem melhor

O dinheiro tem qual significado para o investidor? E para o consumidor e a pessoa comum? Vamos tentar entender a simplicidade por trás do dinheiro e quem sabe isso nos torne mais lúcidos quanto a comprar, investir e doar.

O dinheiro surgiu para que as pessoas se relacionassem melhor.
(Joan Melé)

Um meio de troca

O dinheiro surgiu para ser um meio de troca, de intercâmbio.

Porém, em muitos casos, o dinheiro se converteu num objetivo em si mesmo, quase um objeto de culto, uma religião para alguns.

O dinheiro, portanto, é unicamente um meio de intercâmbio. Muito tempo atrás as pessoas não tinham o dinheiro, então elas faziam permuta, intercambiavam aquilo que produziam. Nesta época os produtos não tinham um preço abstrato imposto pelo “mercado”. Os produto possuíam o valor que cada um lhes atribuía segundo suas necessidades.

caminho para riqueza no telegram

Os três tipos de dinheiro

Existem três formas principais de uso do dinheiro no mundo. Para comprar, para investir, para doar.

Dinheiro de compra

O dinheiro de compra é o dinheiro de consumo. Aqui as três perguntas principais são:

  • O que compramos?
  • Por que compramos?
  • Onde ou de quem compramos?

As respostas a estas 3 perguntas permitem que se conheça melhor a si mesmo. Afinal, se eu consumo alimentos de pequenos produtores orgânicos (sem agrotóxicos) eu estou ajudando a sustentar e crescer uma rede de negócios mais sustentáveis para o planeta. E por aí vai…

A reflexão quanto a “porque compramos?” é ainda mais profunda. Algumas pessoas passeiam para comprar: “para ver o que encontram”. Como se o consumo servisse para preencher algo. Trata-se de um vazio interior que, por mais que o ocultemos sob o barulho de um centro comercial, somente nos leva a nos sentirmos mal.

Dinheiro de investimento

Para o dinheiro de investimento as perguntas são parecidas:

  • Quanto poupamos para investir?
  • Porque investimos?
  • Onde investimos?

Alguns investem porque desejam ter uma reserva para o futuro, ou aqueles que passaram por dificuldades maiores, buscam maior segurança.

O que farão com meu dinheiro? Talvez seja a pergunta mais importante. Na década de 90 muitos investidores colocaram seu dinheiro em empresas da bolsa americana que estavam quase 100% dedicadas a produção de armamentos para a guerra do golfo. Isso acontece o tempo todo. Por favor, investidor, saiba para onde vai o seu investimento. NÃO é somente o lucro que importa! Invista naquilo que conhece, mas também naquilo que está de acordo com seus princípios e valores.

Quando possível pergunte-se: Que realidade social o meu dinheiro cria no mundo?

Dinheiro de doação

O dinheiro de doação é onde a pessoa doa para que o outro realize. O dinheiro já não é para você. Na compra e no investimento, o dinheiro é para mim, o dinheiro de doação é bem diferente, ele tem outra qualidade.

Todos fazemos e recebemos doações na vida. Estamos aqui porque nos deram de tudo: a vida, alimentação, cuidados, educação, etc. E nós também damos tudo a nossos filhos.

A doação com consciência é um ato de liberdade e uma liberação da pessoa que a executa.
(Joan Melé)

Existem inúmeros projetos que somente podem ser levados adiante com o dinheiro de doações. E, quando isso acontece, o resultado repercute em todo o planeta e em toda a humanidade.

ETF - ebook - caminho para riqueza

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários