fbpx

O que é Investimento, na visão de Benjamin Graham

Conheça a definição de Benjamin Graham para investimento. Entenda que há nuances entre a definição de investimento, a depender de qual investidor falamos. Graham coloca o especulador como o oposto do investidor.

Definindo investimento

Os investidores possuem para a palavra “investimento” definições que podem diferir entre si, apesar de próximas em sua essência. Veja o que Benjamin Graham pensa.

A definição de Graham para investimento não poderia ser mais clara.

Uma operação de investimento é aquela que, após análise profunda, promete a segurança do principal e um retorno adequado.
(Benjamin Graham)

Com isso vale a famosa lei de Warren Buffet sobre a sua regra número 1: “Não perca dinheiro”.

Graham considera alguns elementos importantes para o investimento. São pontos que o investidor deve aplicar e manter-se constantemente atento:

  • O investidor deve analisar exaustivamente uma companhia e a saúde de seus negócios antes de comprar suas ações;
  • O investidor deve deliberadamente proteger-se contra prejuízos sérios;
  • O investidor deve aspirar a um desempenho “adequado”, não extraordinário.

O investidor e a companhia que ele investe

O investidor deve comprar olhando para o valor intrínseco de uma companhia. Também deve estar de olho periódico nos indicadores da empresa.

São aspectos importantes que vão manter o investidor consciente da saúde da companhia que ele investe.

O investidor que se protege de prejuízos

O investidor deve estar ciente da sua margem de segurança. A margem vai dar uma certa garantia e proteção contra prejuízos sérios.

Estar atento aos fundamentos da companhia e manter claro seus objetivos também colocam o investidor em uma boa posição para não colher prejuízos inesperados.

O investidor que aspira um desempenho realista

Com base no cálculo do valor intrinseco da ação de uma empresa na bolsa de valores é possível o investidor obter uma projeção razoável de desempenho de uma ação.

Dentro da compreensão de Benjamin Graham qualquer desejo por ganhos rápidos na Bolsa trata-se de especulação, que segundo ele é prejudicial para o mercado.

Assessoria de Investimentos - Crise 3

Investidor e Especulador

Graham aborda muito o papel do especulador em oposição ao do investidor. Décadas atrás o papel do especulador era mais evidente, principalmente, para Graham. Para ele um investidor calcula o valor de uma ação com base no valor dos negócios a ela relacionados. A isso ele também chama investimento em valor ou value investing.

Já o especulador aposta que uma ação subirá de preço porque alguém pagará ainda mais caro por ela.

Graham estimula a investir apenas se o investidor se sentir à vontade com a posse da ação, mesmo que não saiba seu preço no dia dia. Lembremos que Graham é da época em que ter uma ação era ter um papel carimbado e assinado, garantindo que “X” quantidade de “tal” açao era de sua posse.

Outros investidores dessa época são John Templeton e Luiz Barsi e Warren Buffet.

Até a década de 70 as pessoas confundiam muito investimento com especulação.

Investimentos financeiros

Graham foi um grande investidor e professor, e em vida concentrou-se essencialmente nos investimentos financeiros, para onde todas as suas regras, conceitos e definições valem.

Seu livro “O Investidor Inteligente” é um dos melhores livros para o investidor em ações. Não leia-o se você não é um investidor da bolsa de valores.

Aproveite para baixar o ebook sobre seleção de ações, com os pensamentos únicos de Peter Lynch para seleção de ações.

Peter Lynch ebook selecao de acoes

Atualizado em 10/08/2020 por Éverton.
Artigo escrito em 11/05/2020.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários