fbpx

O que é Dividend Yield?

Dividend Yield é o rendimento do dividendo. Para se avaliar uma ação na bolsa o DY é um dos indicadores mais importantes. É um indicador fundamental para uma estratégia baseada no recebimento de dividendos.

Eu não compro a ação, eu compro o dividend yield.
(Luiz Barsi)

Barsi, um grande investidor, afirmou que compra o rendimento do dividendo (Dividend Yield) e não a ação. Isso faz sentido porque a sua estratégia para investir considera o potencial de pagamento de dividendo da empresa.

Como é calculado o Rendimento do Dividendo?

O dividend yield da empresa é o dividendo pago, por cada unidade de ação, nos últimos 12 meses, dividido pelo preço da ação.

O dividendo pago por ação nos últimos 12 meses é uma média mensal de quanto foi pago em dividendos. Se, por exemplo, este valor for de R$ 1 significa que foi pago, em média, 1 real por mês em dividendos por ação, nos últimos 12 meses.

Digamos que neste exemplo a ação está cotada a 10 reais. O Dividend Yield dela, portanto, será de 1 real dividido por 10 reais, o que resulta em 10% de Dividend Yield.

Empresas com os maiores Dividend Yield

Empresas dos setores elétrico e bancos tem histórico de pagar bons dividendos. Empresas como Banco do Brasil, Itau, Bradesco e empresas de energia elétrica como Cemig, Eletrobras e Cesp.

É importante observar que não iremos encontrar empresas novatas na bolsa ou empresas com poucos anos de vida, pagando dividendos. As empresas que pagam dividendos, em sua maioria, possuem um nível de maturidade maior e mais tempo de bolsa de valores.

Setores que historicamente não pagam dividendos

Alguns setores não possuem tradição em pagar dividendos. Uma empresa que não tem costume de pagar dividendos pode começar a pagar assim que puder e desejar, e vice-versa.

Os seguintes setores não costumam pagar dividendos periódicos:

  • Aviação;
  • Turismo;
  • Frigoríficos;
  • Varejo eletro-eletrônicos;
  • Tecnologia da informação.

As características que levam estes setores a não pagar dividendos podem ser inúmeras, como por exemplo reinvestimento na empresa ou lucro baixo.

Outros ativos financeiros que pagam dividendos

Além de ações de empresas, outros ativos financeiros pagam dividendos:

Quando o Dividend Yield é importante

O DY é um indicador relevante, mais ainda para quem investe em FII, que é um ativo que paga dividendos mensalmente, no geral.

Para o investidor de ação ou BDR que paga dividendo, o DY também se torna muito importante. Já para o trader, dependente da análise técnica, este pode ser um indicador irrelevante.

Desta forma é importante o investidor conhecer o seu perfil e entender a sua estratégia de investimento, que é a sua forma própria de investir.

ebook-dividendos-acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários