fbpx

O que é uma Bolsa de Valores?

Na bolsa de valores o investidor pode negociar, comprar e vender, diversos ativos financeiros. O home broker é o sistema que serve de interface com a bolsa e aceita os pedidos de compra e venda do investidor.

Abertura de capital da empresa

Sendo assim, a bolsa de valores é um mercado onde os títulos emitidos por empresas de capital aberto (ações) são negociados, além de outros ativos financeiros para investimentos:

Tudo começa quando uma empresa decide abrir o seu capital e disponibilizar ações em troca de dinheiro dos investidores, que se tornarão sócios da empresa comprando uma pequena fatia dela, as ações.

Mercado primário

O mercado primário na Bolsa de Valores é onde uma nova empresa faz o seu IPO (Initial Public Offering, ou Oferta Pública Inicial). O IPO acontece quando as ações da empresa começam a ser negociadas, e os investidores fazem ofertas de compra e venda. Esse movimento do IPO se configura como o mercado primário.

B3 a bolsa de valores brasileira

No Brasil, a bolsa de valores é a B3 (antiga BMF&Bovespa) e ela é controlada pela CVM, Comissão de Valores Mobiliários. As ações são o principal ativo financeiro negociado na bolsa de valores. Na B3 são negociadas ações de mais de 300 empresas.

Home Broker

Home Broker é o sistema web, você acessa com seu navegador, da corretora de valores, para uso dos clientes. Com o Home Broker você, cliente da corretora de valores, vai conseguir executar ordens de compra e venda na Bolsa de Valores.

Dentro do home broker o investidor pode comprar e vender diversos ativos financeiros, são eles:

  • Ações;
  • ETFs;
  • FIIs;
  • Commodities;
  • Opções;
  • Mini índice;
  • Mini contrato;
  • Aluguel de ações;
  • BDRs;
  • e muito mais.

Diversas funcionalidades

Além de negociar estes ativos o home broker é uma interface de negociação com a Bolsa de Valores, com diversas outras funcionalidades para agilizar as suas operações de investimentos.

Como investir na Bolsa

Para iniciar é preciso abrir uma conta em um corretora de valores. Em seguida você transfere seu dinheiro de investimento para a conta de investimento na Corretora de Valores. O próximo passo é investir com base em seu perfil de investidor e uma carteira de investimentos que você montou, sozinho ou com a ajuda de um assessor de investimentos.

Baixe o nosso ebook sobre Bolsa de Valores e acelere o seu aprendizado sobre o tema.

aprenda-a-investir-na-bolsa-de-valores
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários