fbpx

O que é análise técnica em investimentos financeiros

Conheça qual a diferença entre um investidor grafista pautado pela análise técnica e o investidor fundamentalista orientado pelo value investing. E, opte pelo melhor dos dois mundos.

A análise técnica ainda hoje é mais utilizada que a análise fundamentalista e tornou-se popular quando começaram a surgir ferramentas de software voltada para os investidores.

Formas de investir

De uma forma simplificado há duas formas de se investir no mercado financeiro, ou diríamos duas grandes escolas de investimento:

  • A escola técnica ou grafista;
  • A escola fundamentalista.

Alguns investidores se utilizam das práticas de ambas as escolas. Infelizmente há também aqueles que investem e ignoram ambas. Portanto poderíamos até ter uma terceira linha de investimento, a “não escola”. Estes geralmente são aqueles que olham para o mercado e sentem-se apenas “peixinhos”. Não é bem assim.

Análise gráfica

O Value Investing é inteiramente baseado na análise fundamentalista, cujo pai é Benjamin Graham. Já a análise técnica é muito anterior a análise fundamentalista, porém ela se popularizou muito a partir da década de 80, através do surgimento de ferramentas de software que proporcionavam uma análise gráfica das ações.

Hoje em dia qualquer ferramenta gráfica de análise técnica, como Profit Chart, TraderZone e outros, disponibilizam inúmeras possibilidades de indicadores para o investidor day trader ou swing trader:

  • Bandas de Bollinger;
  • IFR;
  • Elliot;
  • Médias Móveis;
  • Fibonacci;
  • E muitos outros.
Saiba como Investir no exterior bdr

Como um day trader ou swing trader ganha dinheiro?

Um investidor trader ganha dinheiro ao tomar decisões acertadas de investimentos, que ocorrem ao interpretar e analisar diversos gráficos de uma determinada ação.

Em geral o trader se baseia em indicadores que mais se alinham com sua estratégia grafista. Um exemplo, o investidor pode ser utilizar do indicador de médias móveis, IFR e bandas de bollinger para analisar MGLU3 e com isso tomar uma decisão de compra ou venda do ativo.

Como investidor a melhor atitude antes de investir como day trader ou swing trader é se educar com cursos na área e/ou solicitar os serviços de um assessor de investimentos com conhecimento e experiência em análise técnica em investimentos financeiros.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários