fbpx

O que é análise fundamentalista?

A análise fundamentalista busca avaliar o valor real de uma empresa, para que o investidor possa assim tomar uma decisão de investimento. A idéia da análise fundamentalista é encontrar ações de empresas cujo valor é mais alto que o preço da ação propriamente dita na Bolsa Valores.

Uma análise fundamentalista bem feita vai entregar se uma ação está sobrevalorizada, neste caso seria uma boa idéia vender as ações, ou subvalorizada, aqui o investidor achou a oportunidade de compra.

A análise fundamentalista vai ajudar o investidor a descobrir como está a saúde financeira e operacional da empresa. É uma análise que busca avaliar o valor de uma empresa e não o preço de suas ações naquele momento. E, com isso, concluir se é interessante ou não, investir dinheiro nas ações.

Análise quantitativa e qualitativa

Para um análise fundamentalista completa é necessário uma fazer uma análise quantitativa, baseada em números, e uma análise qualitativa da empresa.

Quantitativa

Os números da análise quantitativa são obtidos com base nos balanços, resultados financeiros e operacionais da empresa. Também é feita uma comparação com base nos índices econômicos que influenciam as empresas, como taxa de juros, inflação e câmbio.

Alguns itens quantitativos importantes:

Qualitativa

A análise qualitativa é muito mais subjetiva que a análise quantitativa. Ela considera aspectos que vão além dos números, como a governança corporativa, perfil do presidente e diretores, estratégia da empresa, marca, potencial de crescimento, barreira de entrada no negócio, e outros.

Value Investing

Benjamin Graham, o criador do Value Investing foi quem desenvolveu a técnica da Análise Fundamentalista, comentada em seus livros, sendo o livro mais famoso “O Investidor Inteligente”.

Valor é o que se leva, preço é o que se paga.
(Warren Buffett)

assessoria-de-investimentos-private-personalizada
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários