fbpx

O investidor que mora em mim saúda o investidor que mora em você

Namaste é um tipo de saudação originado na língua sânscrita. É popular na Índia e Nepal, por hindus e budistas. No Brasil, alguns centros de yoga usam namastê como saudação. Para o investidor, a yoga, ritos tibetanos, meditação cristã, CNV, Heartmath e Arte Marcial, são importantes por outras razões.

É interessante nos observar em momentos de crise. Seja um crise financeira ou mesmo de saúde, como por exemplo no coronavírus (Covid-19), quando algumas pessoas, investidores, procuram olhar para dentro de si, mas ao buscar olham para fora e encontram algumas práticas como:

Yoga

A Yoga surgiu na Índia e as mais tradicionais inserem costumes hindus, como o namastê. A yoga tibetana tem outro nome e não é tão popular no Brasil. Por trabalhar a consciência da respiração, visualização e movimentos corporais a Yoga é uma prática capaz de transformar completamente a pessoa. Um investidor que pratica yoga tende a “respirar” e não costuma tomar decisões abruptas que o fazem se arrepender em seguida.

Ritos tibetanos

Esta prática que consta de apenas cinco posturas físicas ficaram conhecidas no Ocidente com o livro “A Fonte da Juventude” de Peter Kelder. A forma como o autor relata a descoberta dos 5 exercícios é bem curiosa. Os testemunhos de praticantes que se beneficiaram com os 5 ritos são inúmeros e há centenas de grupos no Brasil que praticam os ritos tibetanos.

A simplicidade das 5 posturas é o que ajuda, além do que pode ser feito sem um professor. Indiscutivelmente quem a pratica todo dia sente uma diferença enorme no bem estar e na produtividade, o efeito torna-se óbvio.

ritos-tibetanos-caminho-para-riqueza

Meditação cristã

John Main, um monge beneditino canadense foi o responsável por popularizar a meditação dentro da tradição cristã católica. Ele se fundamentou na sua expêriencia com um monge hindu e também na literatura dos monges cristãos do deserto no século III, como Cassiano.

Em resumo, trata-se de vocalizar um mantra e permanecer numa postura confortável. É eficiente, sem dúvida, e trás rápida clareza mental.

caminho para riqueza no telegram

Comunicação Não Violenta e Heartmath

Já falei do Heartmath por aqui. São três práticas muito inteligentes, com o coração, de resultados indiscutíveis.

Já a Comunicação Não Violenta surgiu com Marshall Rosenberg nos Estados Unidos. A sabedoria deste método foge a curtas explicações, pois ela basicamente serve para trazer empatia para um ambiente com seres humanos que interagem ou “apenas” serve para apaziguar os combates verbais do nosso dia-a-dia.

A CNV entrega uma habilidade ENORME ao indivíduo que a domina, e isto não é brincadeira. Ela fornece objetividade e entendimento claro do que seu interlocutor deseja, mesmo em difíceis negociações. Isto ocorre em níveis profundos os quais não se atinge de modo empírico.

heartmath-caminho-para-riqueza

Arte Marcial

Arte marcial aqui podemos entender como a filosofia do budo, um código de conduta de princípios e valores. Se olharmos com atenção os diretores e presidentes de empresas bem sucedidas iremos perceber que muitos deles praticam artes marciais, e isto não é brincadeira.

A destreza mental, a pressão emocional e desgaste físico são vivenciadas no dojo de artes marciais. A filosofia do budo nasceu dentro de um contexto que serve ao que o executivo ou empresário vive em seu dia dia. Artes marciais que possuem em seu cerne a filosofia do budo são:

  • Judo;
  • Karate-do;
  • Taekondo;
  • Aikido;
  • Jiu-Jitsu;
  • Kendo;
  • Iaido;
  • Kyudo.

Vale citar também o Kung-Fu, Tai Chi Chuan e Qi-Gong.

Cada investidor com o que entende funcionar melhor para si

Qualquer que seja a busca que o investidor faça, o objetivo é se melhorar, encontrar as qualidades interiores ou habilidades que vão ajudar a atravessar melhor as crises que a vida nos oferece. Peter Lynch, é claro, nos apresenta algumas habilidades que o investidor precisa desenvolver, e elas não são pouca coisa. Lynch pede que façamos a seguinte pergunta:

Eu tenho as qualidades pessoais necessárias para ser bem-sucedido?

A resposta a pergunta provavelmente será não. Lynch é muito exigente, porém a nossa sorte é que hoje há muitas ferramentas e métodos disponíveis, muito mais que 30 anos atrás.

Agradeço a meu amigo Eduardo D. pelo título deste artigo.

Assessoria de Investimentos - Crise 3
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários