fbpx

O investidor que conhece a si mesmo investe melhor

O investidor que conhece a si mesmo tem uma maior probabilidade de sentir-se seguro com seus investimentos, independentemente das intempéries do cenário econômico.

Conhece-te a ti mesmo.
(Sócrates)

Quem foi Sócrates

Sócrates viveu em Atenas na Grécia, entre 469 e 399 A.C. (70 anos). Durante sua vida como filósofo ele saia as ruas para espalhar suas idéias, sendo o mercado público um dos lugares onde ele falava as pessoas. Suas idéias foram escritas por Platão, seu discípulo.

A Filosofia de Sócrates

Seus ensinamentos não eram uma doutrina. Sócrates dizia que doutrina são para as pessoas que não pensam por si mesmas. Portanto os ensinamentos de Sócrates são uma filosofia.

Filo = amor.
Sofia = sabedoria.

Como alguém pode conhecer algo se não conhece a si mesmo?
(Sócrates)

É por isso que o núcleo da filosofia socrática é “conhece-te a ti mesmo”.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada

Como aplicar a filosofia socrática para ajudar nos investimentos

A discussão socrática ou diálogo socrático parte de uma (1) pergunta inicial. Em seguida cite (2) fatos e a percepção dos fatos, continue perguntando e perguntando, até a (3) pergunta central ser revelada e formulada. Com esta pergunta revelada (4) busque regras gerais, continue perguntando, e (5) avaliando suas experiências, então formule um (6) princípio geral.

Seria mais ou menos assim…

1) Pergunta inicial:

– Porque eu não ganho dinheiro com meus investimentos?

2) Fatos e a percepção dos fatos:

– Porque será que você não ganha o que espera?

– Provavelmente porque não sei o suficiente ou não tenho tempo para fazer o que precisa ser feito.

– E o que precisaria ser feito na sua opinião? Talvez ir mais a fundo ou quem sabe ter ajuda de alguém, se isto for possível?

3) A pergunta central é revelada:

– O que preciso fazer para melhorar meus ganhos com investimentos?

4) Busque regras gerais:

– Talvez a resposta seja descobrir o que desejo como investidor e fazer um plano melhor, seria isso? Sinto que não tenho essa disponibilidade toda, queria algo mais simples.

5) Avaliando suas experiências:

– Gosto de ler sobre investimentos, dedico tempo a isso, e quando posso eu mesmo invisto via home broker. Mas acho chato fazer análises e me envolver tecnicamente com finanças, não acho que tenho que fazer isso, prefiro usar meu tempo em outra atividade se tenho que fazer análises mais aprofundadas antes de investir.

6) Princípio geral:

– Se eu fizer investimentos mais simples, ETFs por exemplo e continuar minhas leituras sobre investimentos, posso aos poucos melhorar minha carteira e fazê-la refletir melhor os meus objetivos.

– Eis o princípio geral, no caso… Clareza nos meus objetivos como investidor e ativos mais simples que vão necessitar de pouca análise da minha parte.

Faça uma mudança de cada vez

Como investidor é importante avançar no conhecimento de si mesmo. Algumas técnicas podem ajudar neste sentido, como descobrir o perfil de investidor, montar uma carteira de investimentos, assim como diversificar os investimentos.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários