O investidor que conhece a si mesmo tem uma maior probabilidade de sentir-se seguro com seus investimentos, independentemente das intempéries do cenário econômico.
Conhece-te a ti mesmo.
(Sócrates)
Sócrates viveu em Atenas na Grécia, entre 469 e 399 A.C. (70 anos). Durante sua vida como filósofo ele saia as ruas para espalhar suas idéias, sendo o mercado público um dos lugares onde ele falava as pessoas. Suas idéias foram escritas por Platão, seu discípulo.
Seus ensinamentos não eram uma doutrina. Sócrates dizia que doutrina são para as pessoas que não pensam por si mesmas. Portanto os ensinamentos de Sócrates são uma filosofia.
Filo = amor.
Sofia = sabedoria.
Como alguém pode conhecer algo se não conhece a si mesmo?
(Sócrates)
É por isso que o núcleo da filosofia socrática é “conhece-te a ti mesmo”.
A discussão socrática ou diálogo socrático parte de uma (1) pergunta inicial. Em seguida cite (2) fatos e a percepção dos fatos, continue perguntando e perguntando, até a (3) pergunta central ser revelada e formulada. Com esta pergunta revelada (4) busque regras gerais, continue perguntando, e (5) avaliando suas experiências, então formule um (6) princípio geral.
– Porque eu não ganho dinheiro com meus investimentos?
– Porque será que você não ganha o que espera?
– Provavelmente porque não sei o suficiente ou não tenho tempo para fazer o que precisa ser feito.
– E o que precisaria ser feito na sua opinião? Talvez ir mais a fundo ou quem sabe ter ajuda de alguém, se isto for possível?
– O que preciso fazer para melhorar meus ganhos com investimentos?
– Talvez a resposta seja descobrir o que desejo como investidor e fazer um plano melhor, seria isso? Sinto que não tenho essa disponibilidade toda, queria algo mais simples.
– Gosto de ler sobre investimentos, dedico tempo a isso, e quando posso eu mesmo invisto via home broker. Mas acho chato fazer análises e me envolver tecnicamente com finanças, não acho que tenho que fazer isso, prefiro usar meu tempo em outra atividade se tenho que fazer análises mais aprofundadas antes de investir.
– Se eu fizer investimentos mais simples, ETFs por exemplo e continuar minhas leituras sobre investimentos, posso aos poucos melhorar minha carteira e fazê-la refletir melhor os meus objetivos.
– Eis o princípio geral, no caso… Clareza nos meus objetivos como investidor e ativos mais simples que vão necessitar de pouca análise da minha parte.
Como investidor é importante avançar no conhecimento de si mesmo. Algumas técnicas podem ajudar neste sentido, como descobrir o perfil de investidor, montar uma carteira de investimentos, assim como diversificar os investimentos.