fbpx

O investidor de ações Weg (WEGE3) sabe mais do que aparenta, entenda porque

Conheça a Weg (WEGE3), uma empresa de destaque no setor de máquinas e equipamentos, muito atraente para os investidores. Entretanto, antes de considerar o investimento entenda as características próprias da Weg e o seu perfil.

Como surgiu a Weg Motores (WEGE3)?

A Weg foi fundada em 1961 em jaraguá do sul, SC. É uma empresa de equipamentos eletroeletrônicos e motores comerciais. Atua principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas e automação. A Weg atende setores como infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petroleo e gás, mineração e outros.

Suas soluções são voltadas para a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. A empresa possui operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países. No total possui mais de 30 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2019 a WEG atingiu faturamento líquido de R$13,3 bilhões, destes 58% provenientes das vendas realizados fora do Brasil.

Aquisições na área de inovação

Ultimamente a Weg vem comprando empresas de tecnologia, como a startup BirminD que desenvolve sistema de otimização industrial utilizando aprendizagem de máquina (machine learning). Também adquiriu, neste ano, a startup Mvisia especializada em soluções de visão computacional.

Estas aquisições da Weg fazem parte da estratégia da companhia de incluir novos recursos a WEG Digital Solutions e a plataforma IoT WEGnology, lançada recentemente com o objetivo de atender as demandas da Indústria 4.0.

Weg (WEGE3) na Bolsa de Valores

A Weg está na Bolsa de Valores, a B3, há mais de 15 anos. Inclusive, possui ações na Bolsa americana, sob o código WEGZY, através do mecanismo de ADR (American Depositary Receipt), um processo inverso ocorre na bolsa brasileira com a negociação de ações estrangeiras – BDRs.

Dividendos e Juros sobre capital próprio

A Weg (WEGE3) vêm pagando dividendos a seus acionistas de forma consistente, desde 1996. Geralmente os meses de pagamento de dividendos ou juros sobre capital próprio de WEGE3 são fevereiro, março, junho, julho, setembro e dezembro.

Após o recebimento destes proventos é importante que o investidor saiba onde são depositados os dividendos. Para o investidor de dividendos é possível também investir em ETFs como DIVO11 e BBSD11.

Conheça nosso ebook sobre investir com foco em dividendos.

ebook manual dos dividendos

Composição acionária da Weg

A Weg possui 64% de suas ações ordinárias na mão de seus controladores: WPA Participações e Família dos Fundadores. As ações em circulação somam aproximadamente 35%. Na WPA Participações as ações estão distribuidas entre três famílias.

Resultados para o investidor de ações WEGE3

A Weg, código WEGE3 na Bolsa de Valores, é uma ação que teve vertiginosa subida desde o início de 2019, saindo dos patamares de 18 reais para atuais 65 reais. WEGE3 foi uma ação que, de certa forma, se popularizou, principalmente através de youtubers de corretoras, com isso a cotação da ação explodiu, assim como seu índice preço/lucro (P/L).

Quanto ganhou quem investiu em WEGE3 no início da crise econômica do corona?

weg3-durante-crise-corona-16mar2020-PQ

As ações WEGE3 cairam pouco mais de 30% num período de 15 dias desde quando a crise começou a dar sinais na bolsa brasileira. A cotação das ações WEGE3 em 16/03/2020 era de 27,82. Apesar do medo que estava ocupando os noticiários muitos investidores arrojados, como Luiz Barsi, foram as compras.

O investidor que adquiriu ações WEGE3 por 27,82 em 16/03/2020 e segurou-as por quatro meses antes de vender obteve um lucro de aproximadamente 110%, neste curto período de tempo.

Quanto ganhou quem comprou WEGE3 há 12 meses, agosto 2019?

weg3-jul19-cotacao-PQ

Exatamente no mês de agosto de 2019 uma ação WEGE3 estava cotada por volta de 23 reais. Portanto, o investidor que tivesse adquirido, por exemplo, 1000 ações WEGE3 em agosto 2019 e segurado até o fim de julho de 2020 estaria com um lucro, somente no preço de cotação, de quase 200%. Uma ótima forma de ganhar dinheiro, certo?

Quanto ganhou o investidor que comprou WEGE3 em 2015?

WEG3-em-2015-cotacao-PQ

Por volta do mes de julho de 2015, há 5 anos, as ações WEGE3 estavam cotadas em aproximadamente 12,80 reais. Nesta época a empresa era pouco comentada, youtubers não a conheciam e os que existiam não faziam a lição de casa. Apenas alguns analistas de corretoras e casas de análise recomendavam sua compra.

Sem dúvida, o investidor felizardo que comprou WEGE3 nesta época e vendeu em meados de julho 2020 obteve lucros na ordem de 400%. Claro que não estamos contando com os dividendos pagos durante este período de 5 anos.

Peter Lynch ebook

Quando comprar ou vender ações WEGE3?

Atualmente, final julho 2020, o P/L de WEGE3 é de 75. Suas ações estão cotadas a 67,19 (29/07/2020). Seu Dividend Yield está em 0,7%. Somente olhando para estes dois números simples encontramos uma grande disparidade.

O investidor de valor que deseja comprar WEGE3 precisa fazer algumas lições, usar sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação. Para o investidor trader sempre é hora, certo? Desde que a ação tenha volatilidade que justifique uma operação, seja compra, venda ou com opções.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários