fbpx

O investidor de olho em SUZB3, ações Suzano em um bom momento

Conheça a Suzano S.A. na Bolsa de Valores. Entenda se o momento do mercado é o melhor para comprar ou vender ações SUZB3.

Suzano do começo até os dias de hoje

A Suzano Papel e Celulose foi fundada em 1924 por um imigrante ucraniano. É uma empresa de capital aberto, controlada pela Suzano Holding.

Seus negócios estão concentrados em:

  • Celulose de mercado, comercializada em cerca de 80 países;
  • Papel, sendo papel revestido, papel não-revestido, cutsize e papelcartão. Vendidos em 80 países, são 30 marcas, entre elas Report®, TpPremium® e Reciclato®;
  • Biotecnologia.

Após todas estas décadas a Suzano passou por várias mudanças. Começou a exportar para a Europa ainda na década de 1970 e hoje possui escritórios próprios na Inglaterra e China, comercializando seus produtos em 80 países.

Oferta Pública de Ações SUZB3

Em 2012 a Suzano abre seu capital e passa a ser negociada na Bolsa de Valores de São Paulo. Atualmente, agosto 2020, e após a fusão com a Fibria (ex-VCP) em 2018, a Suzano é a maior produtora global de celulose de eucalipto.

Suas ações também estão na bolsa de valores americana (NYSE) através de ADR, sob o código SUZ.

Composição acionária de SUZB3

A composição acionária da Suzano S.A. – SUZB3 é diversificada. É possível consultar esta informação atualizada em seu site de Relacionamento com Investidores.

No momento, 12/08/2020, a composição acionária de Suzano S.A. (SUZB3) está distribuida entre:

  • Suzano Holding (27%);
  • Familia Feffer (aprox. 15%);
  • Alden Fundo de Investimento em Ações (aprox. 2%);
  • BNDESPAR (11%);
  • Votorantim S.A (5,5%) ;
  • E todo o restante, aproximadamente 40%, dividido entre Outros Acionistas.

Dividendos de ações SUZB3

Nos últimos cinco anos a Suzano vem realizando o pagamentos de proventos, uma a duas vezes por ano. O mais comum é que dividendos ou JCP sejam pagos no mês de abril.

Resultados com ações SUZB3

Como se saiu o investidor que apostou em Suzano em agosto de 2019 e segurou suas ações por 1 ano? O que dirá do investidor que comprou na baixa, logo que a quarentena do covid foi decretada? Será que obtiveram aumentos de capital ou um possível lucro com a venda das ações?

Investidor que comprou em agosto 2019

Em agosto de 2019 a ação SUZB3 estava cotada em 32,80 (13/08/2019). Hoje, 12/08/2020, uma ação SUZB3 está cotada a 46,90, um aumento de aprox. 30%, em 1 ano.

Um aumento de patrimônio dessa ordem em 1 ano é bastante desejado. De qualquer forma isto não é garantia nenhuma que esta valorização continuará ocorrendo.

Investidor que comprou no começo da quarentena

Assim que a crise do coronovírus foi decretada, as bolsas mundiais caíram. O investidor atento teve a oportunidade de comprar SUZB3 a 31,01 (13/03/2020) e lucrar com a diferença pela cotação atual, de 46,90 (12 /08/2020).

Neste caso o investidor que segurou as ações SUZB3 por cinco meses obteve ganhos de 50% com o preço das ações.

eBook magazine luiza ações

Quando comprar ou vender ações SUZB3?

Atualmente, agosto 2020, o P/L de SUZB3 é de -4,25. Suas ações estão cotadas a 46,90 (12/08/2020). Seu Dividend Yield está em 0,0%. Somente olhando para estes três números encontramos uma situação pouco positiva, porém é muito superficial olhar apenas estes indicadores.

Num período em que a procura por ouro e prata segue crescente, o investimento em ações, nos projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua de grande importância.

Entenda os objetivos ao comprar ações, segundo Décio Bazin. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) de SUZB3 está em 14,04 (12/08/2020). O P/VP de CVCB3, por exemplo, é de 3,65, ALUP11 é de 1,35 e KLBN11 é de 9,53.

O investidor de valor que deseja comprar SUZB3 precisa fazer algumas lições, usar sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários